Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Dumbo representa Progresso na So Silvestre

Gaudncio Hamelay - Lubango - 24 de Novembro, 2018

O fundista huilano salientou, que a preparao com vista corrida de fim - de - ano, So Silvestre.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O fundista huilano, Avelino Dumbo, que representou na época transacta as cores do Petro de Luanda, vai representar o Progresso do Sambizanga, na tradicional corrida de fim - de - ano, São Silvestre, edição 2018.Avelino Dumbo explicou que o contrato assinado com o Progresso do Sambizanga,  é valido por quatro épocas,  acrescentou que no mesmo pacote tiveram em conta a formação, já que faz parte do grupo dos primeiros licenciados em Educação Física e Desportos pelo Instituto Superior de Ciências de Educação, Isced-Huíla.
  “Quando eu terminar a minha carreira desportiva, neste mesmo clube, vou optar em ser treinador. Nesta ordem de ideias, já estou a preparar no Lubango um leque de crianças que despontam com satisfação e para ganharem experiência, vou levá-las à corrida da São Silvestre de Luanda”, revelou.
Avelino Dumbo, formado nas escolas do Interclube da Huíla, em 2000, corre nas especialidades de meio fundo e fundo. Nas provas de pista nos 5.000 e 10.000 kms, enquanto nas competições de estrada, na meia -maratona (21 kms).
 “Tenho feito uma preparação não adequada, devido a formação que decorria. Porém, como confiou no meu potencial e já larguei tudo, vou me dedicar seriamente, para no mínimo fazer alguma coisa para a corrida de fim - de - ano, São Silvestre,  no dia 31 de Dezembro, em Luanda”, assegurou.
 Esclareceu, nas outras vezes, quando corria em representação do Petro de Luanda, não tive tempo de fazer quase nada, porque estava a conciliar os estudos e os treinos  que lhe impedia. “Agora, estou mais livre vou dar o meu máximo, fazer o melhor que for possível”, garantiu.
 O fundista huilano salientou, que a preparação com vista à corrida de fim - de - ano, São Silvestre, decorre desde Agosto. “Venho a preparar-me desde Agosto. Só que as competições  em que estou a correr, são de maneira alternada. Agora, estou com um plano de treinos bem recheado, para cumprir essa fase de treinos e dar resposta a competição que se avizinha”, confirmou.