Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

bola em frica cancela presena de Macau

Joo Francisco - 21 de Agosto, 2014

Seleco Nacional de juniores, Benfica de Luanda e Santos Futebol Clube.

Fotografia: Nuno Flash

A V edição da Volta do Cacau, a decorrer em cinco distritos de São Tomé e Príncipe, de 28 a 31 deste mês, ficou reduzida à participação de Angola, Cabo Verde, Portugal e os anfitriões, com a desistência à última hora da formação de Macau-China devido à epidemia de ébola que assola alguns países de África.

A confirmação foi feita pela Federação Santomense de Ciclismo (FSC), que assegurou que não haverá risco dos participantes contraírem o vírus, pois São Tomé e Príncipe não registou nenhum caso oficial nem oficioso   da doença, nem consta na lista dos países considerados de risco em face da epidemia. Angola continua a ser a caravana mais numerosa (17) presente na V edição da Volta do Cacau, com a confirmação da Selecção Nacional de juniores, Benfica de Luanda e Santos Futebol Clube.

À semelhança da I edição da prova, disputada em 2009, em que a participação de Angola apadrinhou a internacionalização do evento que este ano tem um valor acrescentado ao ser inserida no calendário dos eventos da ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa).
João Francisco

RECONHECIMENTO
Igor Silva lidera
quadro de honra


Os angolanos lideram o quadro de honra da competição ciclista mais importante de São Tomé e Príncipe, desde 2010, altura em que Igor Silva, em representação da Selecção Nacional, venceu a I edição à frente dos anfitriões Alberto Pereira (Rei Amador STP),  Edjmer Amado  (Cão Grande  STP),  Cruz Tutu (Selecção Nacional Angola) Walter da Silva (Selecção Nacional Angola).

Na II edição (2011),  foi a vez de Osvaldo Jacinto (Clube Santos Angola), seguido de  Vicente Ngoio (Benfica Angola), Marcelino Augusto (Benfica Angola), Pedro Luabo (Clube Santos Angola) Edney Quaresma (M. Manuel  STP).

Igor Silva (Benfica BIC Angola) , voltou a repetir a proeza da I edição, em 2012 (III edição) já com as cores das “águias" da capital, ficando à frente dos seus colegas de equipa Walter da Silva (Benfica BIC Angola), Cruz Tutu (Benfica BIC Angola), Dário António (Selecção Nacional Angola)  e do santomense Alberto Pereira (Selecção Nacional  STP).

O “menino bonito” do ciclismo benguelense Igor Silva (Sport Luanda e Benfica) conseguiu o seu terceiro troféu Cacau na IV edição (2013), superando   Tutu Cruz (Selecção Nacional Angola),  Dário António (Selecção Nacional Angola) , Osvaldo Manuel  (Sport Luanda e Benfica) e Walter da Silva (Sport Luanda e Benfica).
J.F