Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ecclestone revela novo formato

29 de Fevereiro, 2016

Ecclestone disse que o novo sistema de classificação não vai acontecer

Fotografia: AFP

De acordo com Bernie Ecclestone, o tempo necessário para a elaboração de um novo software para o sistema classificatório apresentado recentemente vai fazer com que o formato não possa ser implantado já no início da temporada 2016. A nova proposta aponta para eliminações a cada 1min30s, até que sobrem apenas dois pilotos para lutar pela pole.

O novo formato de classificação aprovado pela F1 não deve entrar em vigor no início da temporada 2016. De acordo com Bernie Ecclestone, a introdução do novo sistema só deve acontecer em meados de Maio por conta de complicações no desenvolvimento de software.Na última terça-feira, o Grupo de Estratégia e a Comissão de F1 se reuniram em Genebra e aprovaram uma modificação no treino classificatório. A proposta sancionada pelos dirigentes aponta para eliminações a cada 1min30s no estilo da tradicional ‘dança da cadeira’, até que sobrem apenas dois pilotos para lutar pela pole.

Para gerar uma maior emoção na definição das grelhas de partida, Q1, Q2 e Q3 terão um tempo-base para que os pilotos estabeleçam suas voltas rápidas para começar a brincadeira: o último é eliminado, e a partir de então, os demais terão 90 segundos, ou 1 minuto e meio, para se salvar. O Conselho Mundial se reúne em 4 de Março para ratificar a proposta.

" O novo sistema de classificação não vai acontecer, porque não conseguiremos fazer tudo a tempo”, disse Ecclestone em entrevista à publicação inglesa ‘The Independent’. “Vai começar no início deste ano, mas não vamos conseguir ter o software pronto em tempo, então as mudanças na classificação vão acontecer provavelmente na Espanha”, anunciou.“Na Austrália será a classificação antiga. Todo o software tem de ser escrito, então não é fácil”, frisou.