Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Edivânio Domingos lidera zonal A

?lvaro Alexandre - 15 de Maio, 2017

Campeonato Nacional de Xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

O atleta Edivânio Domingos, do 1º de Agosto, lidera a lista de cinco xadrezista apurados do Campeonato Nacional Individual, Zonal A, para disputarem a fase final do Campeonato Nacional Individual de Xadrez, a decorrer de 19 a 26 de Agosto, em Benguela.

O Zonal A vai estar representado por Edivânio Domingos, Edivaldo Gama, Joaquim Assis, Carlos Ngunga e Carlos Fernandes. A prova B, disputada em Malanje, assegurou para a próxima competição Nacional as presenças de Agostinho Diogo, Armando Angélico, Ernesto Antunes, Kirto Justino e Fernandes Avelino.

Quando tudo indicava que o título do Zonal A fosse disputado por Edivaldo Gama, do Progresso Sambizanga, e o Carlos Ngunga, do Núcleo do Prenda. Aconteceu o inesperado, entrando no cenário um outro protagonista.

A substituição na liderança foi consumada na última rodada, o empate de Edivânio Domingos diante de António Xavier foi suficiente para colocar a faixa de campeão no tronco. 

A missão foi facilitada pelos seus adversários que também apostaram na partilha de ponto,  para não colocarem em risco o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional Individual de Xadrez, agenda do para Agosto Próximo, na província de Benguela. O Edivaldo Gama, o líder deposto, repartiu o ponto com Jesus Pimentel e Carlos Ngunga com o Carlos Fernandes.

Os resultados que asseguraram o primeiro título a nível de seniores do jovem da formação do Rio Seco foram os seis empates e três vitórias, perfazendo 6 pontos. Os empates foram obtidos nas partidas que defrontou o José do Rosário,  Jesus Pimentel, Edivaldo Gama, Domingos Chimbugula, Carlos Ngunga e António Xavier. Os triunfos foram conseguidos nos confrontos que realizou diante de Ricardo Joelson, de André Pompílio e António Pinheiro.

Os resultados complementares da IX e última jornada do Zonal que foi disputado nas Instalações da FAX foram os seguintes: Domingos Chimbugula \"surrou\" o Manual Pacavira.

O António Pinheiro perdeu diante de Joaquim Assis, Luís Francisco foi aniquilado pelo atleta José do Rosário e Ricardo Joelson sofreu derrota no combate com o Vander Manuel.

Em função do desempenho individual, o Campeonato Nacional Individual, vulgo Zonal A, que contou com 18 participantes apurou para a fase final do Nacional Individual de Xadrez, a decorrer em  Agosto Próximo, na cidade de Benguela, os seguintes xadrezistas: Edivânio Domingos (do 1º Agosto), com 6 pontos; Edivaldo Gama, do Progresso Sambizanga, com 5,5 pontos; Joaquim Assis, do Núcleo do Colégio Ngudy, com 5,5 pontos; Carlos Ngunga, do Núcleo do Prenda, com 5,5 pontos; e Carlos Fernandes, do 1º de Agosto, com 5,5 pontos.

TORNEIO
David Silva
assume luta


O mestre internacional angolano, David Silva, afirmou sábado, em Luanda, que vai dar o seu melhor para representar Angola condignamente no torneio internacional de xadrez denominado Memorial Capablanca, prova a disputar-se a 26 do mês em curso e encerra  a 6 de Junho próximo, na Província de Matanzas (Cuba).

Em declarações à Angop, o bicampeão de África de juniores de xadrez, admitiu que não será uma tarefa fácil, visto que é uma prova que reúne os melhores xadrezistas da América latina e do mundo. “Por isso é que estou a empenhar-me muito no trabalho, sobretudo nas técnica de jogadas de aberturas e de terminar o jogo, para ultrapassar algumas debilidades que tenho nos final dos jogos”, disse.

O atleta do Progresso do Sambizanga e bicampeão de África desde 2016, com o elo de 2230 pontos, frisou que o grande objectivo nesta competição não é de ir buscar pódio, mas para aumentar os meus níveis competitivos antevendo o campeonato africano de sénior, a de correr de 1 a 10 de Julho na Argélia.