Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Edmilson Pedro tem estreia na selecção

08 de Abril, 2015

A convocatória para o certame africano comporta 15 atletas. Trata-se de Nair Garcia, -60kg; Jerónimo Domingos,

Fotografia: Jornal dos Desportos

O atleta Edmilson Pedro, da categoria de -66kg, é a grande novidade da convocatória da Selecção Nacional de judo divulgada ontem. O atleta da equipa 1º de Agosto tem 17 anos de idade e exibe o título de campeão provincial de Luanda e campeão nacional, títulos conquistados em 2014.
Edmilson Pedro consta de um grupo que se prepara desde Janeiro do corrente ano para representar o país no campeonato africano, agendado de 23 a 27 do mês em curso, em Libreville, Gabão.

A convocatória para o certame africano comporta 15 atletas. Trata-se  de Nair Garcia, -60kg; Jerónimo Domingos, -60kg; Edmilson Pedro, -66kg; Hélio Zembula, -66kg; Pedro Ebo, -73kg; Nuno Lisandro, -73kg; Fidel Jaime, -81kg; Elizeu Olo, -80kg; Frederico João, -90kg; Sílvio Jorge, -90kg; Casimiro Bento, -100kg; e Aldácio Cambamba, -100kg.Antónia de Fátima (Faia), -70 kg; Bruna Vanessa, 57 kg; e Rita Augusto, -63 kg, são as únicas “senhoras” convocadas pela comissão técnica da Federação Angolana de Judo.

O conjunto viaja para o palco da competição no próximo dia 20 do corrente, em companhia do presidente de direcção Paulo Nzinga, vice-presidente Paulo Jorge e os técnicos André de Sousa Sampaio, Yuri Paim, Hélder Camindo e Danilson Cabinda. O seleccionador nacional André Sampaio disse ao Jornal dos Desportos que a preparação termina na próxima semana com os aspectos tácticos, movimentações de linha e ataques combinados. Angola vai lutar pela medalha de ouro.
ROSA NAPOLEÃO

JUDO
Curtume domina
torneio de Luanda


O Clube de Judo do Curtume foi o destaque do torneio aberto em juvenis do campeonato provincial de Luanda que se disputou, no domingo, no pavilhão do Desportivo da Banca. A equipa do bairro do Cazenga conquistou os primeiros lugares em três categorias. Aníbal Vunda levou ouro nos 30kg, Crico Félix, nos 34 kg e Anacleto Adão, +44 kg.

Noutras categorias, Rodrigues Fernandes, da equipa Bangu, venceu nos -26kg. Nelson Segunda, (Desportivo da Cuca), 26kg. Dárcio Gourgel (Terra Nova), 30 kg. Jorge Garcia (Macovi), 34kg. Luís Kussekula (Renascer), 30kg. António Manuel (Te waza), 38kg. Bruno Pereira (Uragan), 38kg. Joel Silva (Gaamar), 42kg e Dário Almeida (Gaamar), -44kg.

O coordenador técnico da Associação de Judo de Luanda, Eduardo Kano, considerou “elevado”  nível competitivo dos combates. “Os combates eram de punhos iguais e só os mais rápidos na aplicação de técnica lideraram a classificação”, disse. Eduardo Kano ressaltou também que a competição contou com elevado número de atletas e serviu de preparação para os campeonatos provincial de Luanda, Nacional e outras provas internacionais.

A grande adesão de participantes deixou satisfeito a Associação de Luanda.A prova contou com a participação das equipas Terra Nova, Bambú, Curtume, Gaamar, Renascer, Te Waza, Escola Macovi, Cuca, Judo Olímpico e Uragan.
ROSA NAPOLEÃO