Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Edmir Lucas reintegra grupo

Melo Clemente - 05 de Março, 2014

Clube Central das Forças Armadas Angolanas prepara assalto às meias-finais da Taça de Angola

Fotografia: jornal dos desportos

Edmir Lucas, extremo base, reintegrou o grupo de trabalho da equipa militar, pode constar da convocatória do técnico Paulo Macedo, para o desafio de amanhã, frente ao Grupo Desportivo Interclube, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, em partida a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.

O extremo base que falhou a derradeira dupla jornada da fase regular do BAI Basket, devido a problemas físicos, reintegrou já o grupo de trabalho e aumenta deste modo, as opções do técnico Paulo Macedo fortemente apostado na conquista da segunda maior competição a nível da «bola ao cesto».

Ontem, o técnico da equipa rubro e negra optou por dispensar os seus pupilos para estar com os seus familiares, para festejar o desfile do Carnaval, na Nova Marginal de Luanda. Hoje, Paulo Macedo volta a reunir o grupo no Pavilhão Victorino Cunha, palco da primeira mão dos quartos-de-final e realiza duas sessões de treino, uma no período matinal e outra no período vespertino.

O técnico militar vai seguramente aproveitar as duas sessões de treinos previstas para o dia de hoje, para corrigir eventuais debilidades, quer no capítulo defensivo, quer no capítulo ofensivo. Do ponto de vista defensivo a equipa tem cumprido na globalidade as directrizes do seu treinador, o mesmo já não se pode dizer do ataque, pelo que, Paulo Macedo pretende melhorar ainda mais a sua média. Actualmente o conjunto tem uma média 84,9 pontos. Durante a fase regular da edição do Campeonato Nacional, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas mostrou coesão defensiva e superou inclusive os seus principais concorrentes na luta pela coroa nacional (título).  

Em 18 partidas, a equipa rubra e negra sofreu apenas 1.003 pontos, o que dá uma média de 55,7 pontos por cada desafio.Entretanto, Hermenegildo Santos, base, continua sob cuidados do departamento médico da equipa militar e deve falhar mesmo as duas partidas dos quartos-de-final. Apesar de o atleta estar a recuperar satisfatoriamente da mazela que o apoquenta, o seu regresso às quadras não está para breve, conforme apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte do clube.

Sábado, os militares deslocam-se ao Pavilhão 28 de Fevereiro, para o desafio da segunda mão. A primeira mão das meias-finais joga-se no dia 25 do mês em curso, ao passo que a segunda mão está marcada para o dia 28. A final da Taça de Angola que vai ser igualmente jogada a duas mãos, está aprazada para a segunda quinzena do mês de Abril (dia 15 e dia 18).

TAÇA DE ANGOLA
Sporting do Bié recebe hoje Petro de Luanda

A formação do Sporting Petróleos do Bié, defronta hoje a partir das 18h00 no Cuito, o Petro de Luanda, em partida referente a primeira mão dos quartos-de-final da 26ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.

Depois de ter acolhido com sucesso o Campeonato Nacional, a nível dos seniores feminino, a população da cidade do Cuito e arredores volta a testemunhar ao princípio da noite de hoje, mais uma partida de basquetebol de primeira linha.

O desafio que estava inicialmente marcado para ontem foi remarcado para hoje, em virtude do desfile Central do Carnaval, na Nova Marginal de Luanda, ocorrido ontem.

De acordo com o comunicado a que tivemos acesso, o jogo de resposta acontece amanhã, no Pavilhão do Sporting Petróleos do Lobito. Com um plantel completamente superior em todos os aspectos, o camaronês ao serviço dos petrolíferos da capital vai aproveitar o desafio de hoje e de amanhã, para colocar os atletas que têm sido pouco utilizados na presente época.

Miguel Kiala, atleta que foi submetido recentemente à uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo, é a baixa confirmada no conjunto do Eixo-viário. Terceiro colocado da fase regular do BAI Basket, com 31 pontos, a formação do Petro de Luanda, actual detentora da Taça de Angola, quer manter o troféu na sua galeria.

Ontem, nas Acácias Rubras, o Sporting de Benguela recebeu o Atlético Sport Aviação (ASA) para a primeira mão dos quartos-de-final mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.
 M.C

NBA
LeBron James
bate novo recorde


O astro e actual MVP da liga americana da basquetebol, LeBron James, quebrou um recorde pessoal na sua carreira, e na história do Miami Heat, ao marcar 61 pontos na segunda-feira no «atropelamento» da sua equipa sobre o Chralotte Bobcats por 124-107 na American Airlines Arena. «King» James esteve em acção por pouco mais de 41 minutos e também anotou sete ressaltos e cinco assistências.

Com a marca, o astro do Miami Heat superou Glen Rice, que no dia 15 de Abril de 1995 conseguiu 56 pontos contra o Orlando Magic, na história da franquia. A maior pontuação na carreira de James eram os 56 pontos anotados no dia 20 de Março de 2005 contra o Toronto Raptors, quando o astro ainda actuava pelo Cleveland Cavaliers.

Com a vitória, a oitava consecutiva, o Miami Heat  mantém-se  na segunda colocação da Conferência Leste, com a marca de 43-14, mas está a  diminuir  a diferença para o líder Indiana Pacers (46-13). Por sua vez,  Charlotte Bobcats sofreu a terceira derrota consecutiva e ocupa a sétima posição do Leste com 27 triunfos em 60 jogos disputados.

O poste Al Jefferson foi o destaque da equipa com um douplo-douplo de 38 pontos e 19 ressaltos. A franquia da Carolina do Norte volta à quadra na quarta-feira, em casa, contra o Indiana Pacers. Outros resultados desta segunda-feira na NBA: Washington Wizards 104 x 110 Memphis Grizzlies, Brooklyn Nets 96 x 80 Chicago Bulls, Detroit Pistons 96 x 85 New York Knicks, Milwaukee Bucks 114 x 88 Utah Jazz, Denver Nuggets 128 x 132 Minnesota Timberwolves, Sacramento Kings 96 x 89 New Orleans Pelicans.

ESPANHA
Bebé está de regresso

Uma das revelações do basquetebol brasileiro, o poste Lucas Bebé voltou a jogar depois de quase três meses afastado das quadras por conta de dores no joelho direito. Ele defendeu o Asefa Estudiantes por 14 minutos na vitória sobre o Bilbao por 86- 80, neste domingo. «Fiquei muito feliz por estar de volta e bem, sem dores, posso  ajudar o Estudiantes, a reencontrar os adeptos, claro, as vitórias. Estamos numa posição incômoda na tabela, mas podemos  recuperar-nos  e vamos fazer isso», disse Bebê.

Escolhido pelo Atlanta Hawks no draft da última época  da NBA, o poste brasileiro de 20 anos de idade optou por seguir em  Espanha por mais uma temporada, mas sofreu com dores no joelho direito nos últimos meses. Ele chegou a viajar aos Estados Unidos para fazer tratamento. Neste domingo, Lucas Bebé actuou por 14 minutos, marcou  oito pontos, apanhando cinco ressaltos.

O Estudiantes agora ocupa a 15ª posição da Liga Espanhola e ainda sonha em chegar entre os oito primeiros colocados da tabela para avançar à fase seguinte. A liderança é do Real Madrid.