Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Eduardo Morais vence Nacional

PEDRO FUTA - 16 de Dezembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

O atleta de Luanda, Eduardo Morais, sagrou-se campeão nacional em ténis de campo, ao vencer ontem, na final, o Fernando André, por dois sets a um, prova que decorreu no Centro Cultural Paz Flor.
O equilíbrio foi a nota dominante. O campeão da época passada Fernando André venceu o primeiro set por 6-4, mas Eduardo Morais "Erikson", numa tarde de inspiração igualou a partida, ao vencer o segundo set por 6-2 e fez a reviravolta no terceiro set por 6-1.
Em feminino, Níria Calunga, do Kikuxi Vilas Club, derrotou a sua colega de equipa Gabriela Martins, por 2-1, a melhor de três sets e tornou-se na mais nova campeã nacional com apenas com 16 anos.
Em declarações à imprensa Eduardo Morais mostrou-se regozijado com a conquista do título e prometeu trabalhar para provas internacionais.
"Estou feliz pela conquista do título nacional, mas foi uma prova bastante difícil porque o adversário é muito experiente e treinamos juntos, consegui aproveitar bem os erros dele devido ao cansaço dele no segundo set, agora vou me preparar para o Zonal que acontece em Janeiro próximo na Namíbia",disse.
Eduardo Morais pediu maior incentivo da parte da Federação Angolana de Ténis.
"Peço a federação mais incentivo, para que haja mais participação dos atletas, eu pelo menos ganhei uma bolsa de estudo na Universidade de Barton Communitx College, EUA, mas a Embaixada recusou-me o visto, espero o apoio das entidades para resolverem a situação",frisou.
Já a campeã nacional Níria Calunga, disse que foi  uma prova difícil e não esperava vencer a partida face as qualidades positivas da adversária e teve que implementar a táctica da consistência.
Entretanto, o presidente da Federação Angolana de Ténis, Matias Castro, fez um balanço positivo do Campeonato Nacional que decorreu entre 13 a 15 do corrente em Luanda.
Matias Castro disse que os atletas que vão participar na Taça Davis, em Junho de 2020, na África do Sul, foram escolhidos a partir do Campeonato Nacional.
O dirigente disse ainda que a federação tudo vai fazer para apoiar o atleta Eduardo Morais. "Vamos dar o apoio necessário ao Eduardo Morais, junto da Embaixada dos Estados Unidos da América, para ver se ele consegue a bolsa de estudo",disse.                      A