Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Educao Fsica junta professores

17 de Agosto, 2019

A Mesa da Assembleia-geral vai ser presidida pela professora Geltrudes Seplveda.

Fotografia: Dr

Cerca de 400 professores estão inscritos pela comissão instaladora da Associação Provincial de Professores de Educação Física, cuja constituição está prevista para 31 do corrente, numa das salas do Gabinete Provincial de Educação de Luanda.
Segundo João Chiloia, membro da lista de consenso, um dos objectivos da associação passa por unir a classe e velar pelos problemas relacionados com o ensino e aprendizagem da disciplina.
João Chiloia revelou, que existe na capital do país um grande défice de professores da disciplina.
\"Queremos trabalhar com os órgãos afins, casos do ministério da Educação e o gabinete provincial. Vamos procurar inverter o quadro, em que alguns colegas exercem sem qualquer formação. Há défice de professores, escolas que não têm professores especializados, outras em que a Educação Física está entregue a professores, que não tiveram vagas em cadeiras de Matemática, por exemplo\", revelou.
O profissional de Educação Física ainda não é valorizado como tal, muitas famílias ainda preocupam-se em demover os filhos, que decidem cursar a Educação Física, em favor de outras áreas.
O critério para filiação é o diploma, mas aqueles professores que leccionam há algum tempo, sem ter alguma especialização, a associação vai tratar de proporcionar acções de formação ou aconselhar os professores a adquirirem formação especializada.
 \"Queremos massificar a Educação Física e mostrar que é uma ciência como qualquer outra\", comentou.
Para o processo de constituição são chamados todos os professores inscritos. A inscrição na comissão instaladora habilita os professores a votar e legitimar a direcção da associação.
Segundo o nosso interlocutor, a associação vai resultar de uma lista de consenso, presidida por Virgílio Santos. João Chiloia e António Chicola são propostos a vice-presidentes. Luísa Nicolau vai ser secretária-geral. A Mesa da Assembleia-geral vai ser presidida pela professora Geltrudes Sepúlveda.