Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Élcio trava despique com Staphano

Hélder Jeremias - 15 de Novembro, 2014

Circuito da Centralidade de Kilamba acolhe hoje mais uma prova inserida nas festividades da Independência Nacional

Fotografia: Dombele Bernardo

O despique entre os pilotos, Élcio Lacerda, Stephano Vandeste e João Paulo Alves, representa o ponto de maior atracção da disputa da categoria DD2 do Grande Prémio Independência, em karting, a ter lugar hoje, a partir das 13h00, no circuito da Centralidade do Kilamba, em alusão ao 39º aniversário da independência nacional, assinalado dia a 11 de Novembro. 

Vencedor antecipado do BCI By Karting e do Toféu de Karting de Luanda, com 161 pontos, Élcio Lacerda foi o piloto mais profícuo da época'2014. O campeão defendeu as cores do Tam EL com grande classe em todas as provas sob a égide da promotora Rodas & Eventos. Hoje, espera fazer a dobradinha com os pés no lugar mais alto do pódio, em homenagem ao dia da Dipanda. O estoirar do champanhe pode ser uma certeza.

Conhecido pela bravura ao ataque, o piloto do Namíbe tem a missão difícil de impedir a passagem do piloto do Team Kigila by Dj' sociedade, Stephano Vandeste. O segundo classificado do karting nacional, com um total 144 pontos, apresenta boa desenvoltura ao longo da época.

Apesar dos números não permitirem retirar o primeiro lugar ao seu adversário, Stephano Vandeste entra para o circuito com o objectivo bem definido: vencer a prova, dignificar a equipa e à vasta legião de adeptos que o apoiaram ao longo dos oito meses. Para a concretização do desejo, está avisado das dificuldades. Para além do líder da tabela, ainda conta com a concorrência de João Paulo Alves, piloto do Team Jolif, que ocupa a terceira posição com  menos nove pontos: 135.

Os três corredores são apontados como os potenciais talentos para representar o país nas categorias mais avançadas do automobilismo. Os três pilotos apresentam qualidades promissoras. Hoje, o público pode ver uma prova que os vai levar à exaustão. Outros nomes, não menos importantes, também marcam presença como  Danilson Teixeira, Fábio Ferreira, Eric Alves, Ricardo Alves, Edivaldo Gregário, Henrique Deker Corte Real, Lourenço Manuel, Rico Melo, Jorge Alves Kim Peras, Ricardo Santos, entre outros.

Na categoria dos Max (Júnior), a disputa vai ser entre o piloto do Team Jolif, Rui Alves, líder da prova com 197 pontos,  a corredora do Team Kigila by Easy Job, Ana Mafalda Duarte, segunda classificada (166) e a concorrente do Team Jolif, Tatiana Alves (162). A pista volta a ser encerrada a partir das primeiras horas de hoje, depois de ontem ter recebido a primeira sessão de treinos livres no final da tarde. Ontem, um número elevado de espectadores deslocaram-se ao local. A organização está certa de que vai ter “uma audiência muito grande porque este desporto é muito estimado pelo público”.