Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Electrónicos dominam os treinos para qualificativas

25 de Janeiro, 2016

Taekwondo é modalidade que os atletas lutam para os Jogos Olímpicos no Brasil

Fotografia: Jornal dos Desportos

As adaptações aos aparelhos electrónicos, que facilitam a pontuação durante a competição, estão na base da preparação dos representantes nacionais, para a prova de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, agendados para Setembro.

A referida competição acontece a 06 e 07 de Fevereiro, em Marrocos, deve contar com a participação dos atletas Leonardo Moriakson, Leonardo Mboliasso, Stefane Gomes -58 kg, do Benfica do Lubango e Estefânio Gomes, António Tchipalanga -78 kg, do 1º de Agosto. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico principal Salomão Lumbo "Flásh", confirmou haver no seio dos atletas vontade de trabalhar para alcançar uma vaga na grande competição olímpica.

"A nossa responsabilidade, é garantir uma boa preparação dos judocas, a fim de obterem a qualificação que vai dignificar o país. Vejo dedicação dos meus atletas, estão ansiosos para a competição que pode levar-nos ao Jogos Olímpicos. Sabemos que vai ser a nossa única oportunidade de obter a vaga. Apesar de reconhecermos que não vai ser fácil, vamos tudo fazer no que estiver ao nosso alcance", disse. Quanto a verba para a deslocação da equipa, Salomão Lumbo confirma que o  Ministério da Juventude e Desportos, disponibilizou a quantia monetária para as despesas da competição.

Neste momento, a Federação Angolana de Taekwondo, aguarda a liberação da autorização de saída, por parte do Ministério da Juventude e Desportos. Como disse, o documento deve chegar antecipadamente, para facilitar os pormenores organizacionais da prova. Os mecanismos, para a transferência dos valores a serem convertidos em dólares, estáo a causar embaraços.  Os trabalhos de preparação do conjunto, decorrem desde Dezembro na província de Benguela, sob comando do treinador Lumbo.