Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Elenco de luxo homenageia Agostinho Adão

Álvaro Alexandre - 12 de Setembro, 2015

O elenco de luxo do xadrez interno está reunido hoje no quintal do Mestre Adérito Pedro

Fotografia: M.Machagongo

O elenco de luxo do xadrez interno, reúne-se hoje a partir das oito horas, no quintal do Mestre Internacional Adérito Pedro, ao Calemba II, para participarem de um torneio, para homenagear o veterano Agostinho Adão, primeiro Mestre Nacional, título conquistado no Campeonato Nacional Absoluto de 1981, na província da Huíla.

O membro da organização garantiu, que as principais estrelas do xadrez nacional mostraram interesse em participar da homenagem, a Agostinho Adão.

“A expectativa é enorme e o repto está lançado. A mobilização está feita e esperamos ter nesta prova os melhores xadrezistas da actualidade. Primeiro, vamos realizar IX edição do Sábado Xadrezístico e na parte final, faremos a homenagem à ilustre figura”, disse.

Para o festival de xadrez, baptizado de Sábado Xadrezístico, o dirigente avançou que estão reunidos condições para albergar  20 a 40 atletas. “A estrutura técnica desportiva está criada, para proporcionar conforto a todos os presentes. As condições são extensivas para os convidados e os xadrezistas que vão disputar  a IX edição do Sábado Xadrezístico. O torneio vai ser de partidas rápidas, cuja duração vai ser de cinco minutos cada. Para cada participante estão definidas nove partidas”, defendeu.

A prova vai ser ajuizada por José João, secretário geral da Macovi,  a elite mobilizada é composta pelos Mestres Internacionais Adérito Pedro (anfitrião), David Silva (detentor de quatro edições), Luciano Oliveira e Amorim Agnelo;  os Mestres Fide Eduardo Pascoal, Catarino Domingos, Aristóteles Ramos e Ediberto Domingos; Candidatos a Mestre João Simões, Cambando José, Sérgio Miguel, Manuel Alberto, Tito Agostinho, João Júlio e Sílvio Famoroso.