Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Elias deseja ASA entre os quatro

Silva Cacuti - 13 de Novembro, 2016

Elias Jos promete recolocar o ASA ao lado dos primeiros

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente do Atlético Sport Aviação (ASA), Elias José, definiu como meta para a equipa sénior masculina de basquetebol, a entrada no grupo das quatro primeiras equipas do campeonato angolano, o BIC Basket'2016-2017. O líder aviador fez este desafio, quando destacava algumas das acções a implementar durante o novo mandato, no acto de tomada de posse.

"O basquetebol é das modalidades que representa o clube, ao mais alto nível, e não obstante a inflação imposta por outros clubes, neste sector, com a introdução de salários bastante altos, vamos trabalhar para manter um plantel equilibrado e competitivo, para lutar e estar dentre as quatro melhores equipas do país", disse.

A equipa do ASA ficou na quinta posição, na última edição do campeonato angolano, também conhecido por BIC Basket.

O líder do clube aviador fez menção a uma atenção especial, que deve ser dada ao andebol, com realce para o escalão de formação.

"Uma atenção especial deve ser dada ao andebol, porque representa uma potência no desenvolvimento da modalidade, fundamentalmente a nível da formação, de onde saem atletas com elevada qualidade", considerou.

Naquilo que mais pareceu uma incursão ao seu programa de acção, Elias José destacou a recuperação gradual das infra-estruturas do clube, e a actualização da base de dados, como acções prioritárias.

Elias José considera que a área social e o marketing do clube têm de ser mais actuantes, para "trazerem propostas e acções tendentes a mobilizar mais sócios".

Sobre as verbas que os patrocinadores põem à disposição do clube, o responsável aviador disse que "nem sempre chegam em tempo oportuno, o que criam sérias dificuldades na gestão da agremiação, principalmente, os compromissos assumidos com atletas, técnicos, colaboradores e fornecedores".

Para Elias José, "o ASA não é um clube qualquer. Tem nome e história para ser relançada". E, "para que tenha bons resultados", o trabalho é comum a todos os membros empossados por Mário Domingos, Secretário de Estado dos Transportes Aéreos e representantes de empresas do sector de transportes, que contou com a presença dos potenciais patrocinadores. A essas entidades, apelou o "apoio mais efectivo, sem o qual todo o esforço não valerá a pena".

Elias José reconheceu que o ciclo olímpico 2016-2020 "não vai ser tarefa fácil" e têm "a consciência disso". O sucesso depende do "esforço de todos" para torná-lo "numa tarefa exequível".

Elias José concorreu às eleições de renovação de mandatos com Manuel Oliveira e Nelo Russo, após duas voltas.


NBA
Barack Obama
recebeu campeões


Os campeões da última época da NBA visitaram a Casa Branca na última quinta-feira, onde foram recebidos pelo Presidente norte-americano Barack Obama, em fim de mandato. O encontro insere-se na homenagem do  Cleveland Cavaliers pelo título.

Em declarações públicas, Barack Obama disse: "Finalmente, pudemos dizer 'Campeões Mundiais' e 'Cleveland' na mesma frase. Isto, em um tempo em que falamos sobre a esperança e a mudança".

Os Cavaliers, francos favoritos da conferência Leste, mas que foram considerados a segunda força na final, sagraram-se campeões da época 2015-2016 da Liga Norte-Americana, após vencerem o Golden State Warriors, na grande final do torneio.

"Eles venceram os 10 primeiros jogos dos play -offs, bateram recordes atrás de recordes. Mas tudo isso,  resume-se numa coisa: Uma equipa que pela primeira vez na história da NBA, conseguiu o título, após inverter os resultados de 3 - 1 nas finais. O primeiro na história", completou.

O facto da equipa de Cleveland visitar Obama, no mesmo dia que Donald Trump, marcou uma estranha contradição. O Melhor Jogador eleito (MVP) na final e principal nome dos campeões, LeBron James, declarou publicamente a sua indignação com o desfecho da corrida eleitoral, vencida pelo candidato republicano. O extremo -poste, inclusive, actuou como um dos principais apoiantes da campanha da democrata Hilary Clinton, derrotada nas eleições.

Além dos membros do elenco dos Cavaliers, a cerimónia contou com a presença do governador de Ohio, Estado em que se localiza a cidade de Cleveland.


PARTIDAS
Clippers devolvem
derrota ao Thunder


Los Angeles Clippers e Oklahoma City Thunder protagonizaram um grande jogo na Chesapeake Energy Arena, na fase regular da época 2016-2017, da NBA. A equipa californiana levou a melhor e venceu por 110 - 108.

Com este resultado, os Clippers somam oito vitórias e uma derrota, justamente para o adversário que conheceu o seu terceiro revés, em nove partidas. Assim, a equipa de Los Angeles continua como a melhor da liga na recta inicial.

O extremo -poste Blake Griffin foi o grande nome dos Clippers, ao marcar 25 pontos, além de seis ressaltos e três assistências. Outro destaque, foi Jamal Crawford, que saiu do banco e terminou o jogo com 19 pontos.

O grande cestinha da noite foi Russell Westbrook. O base do Thunder, que no final teve nas mãos a bola que podia dar a vitória à  equipa, fez um duplo -duplo, com 29 pontos e 14 ressaltos, além de nove assistências.

SPURS VENCEM
Comandados por Pau Gasol, cestinha da partida, o San Antonio Spurs venceu em casa, no AT&T Center, o Detroit Pistons, por 96 - 86.