Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Elias e Ernestina Paulino triunfam

Gaudncio Hamelay-Lubango - 01 de Junho, 2019

Fundista do Grupo Desportivo Interclube superou a concorrncia

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os fundistas do Interclube ao cortarem a meta, nos cinco primeiros lugares da tabela de classificarão geral em masculinos, dominaram a prova de atletismo na distância de 10 quilómetros, inserida nos festejos do 96º aniversário desde que o Lubango ascendeu a categoria de cidade, comemorado ontem, dia 31 de Maio.
 O vencedor da prova, David Elias, atleta do Interclube, percorreu a distância de 10 kms em 34 minutos, 54 segundos e 76 décimas, secundado pelo colega de equipa Francisco Caluvi, ausente das competições desde o mês de Janeiro por lesão, com o tempo de 34 minutos, 59 segundos e 97 décimas.
Luís Cuvingua, também do Interclube, ficou na terceira posição, com a marca de 35 minutos, 38 segundos e 85 décimas. Nas posições seguintes, quedaram-se Adelino da Silva e Jeremias Kandumbo (Interclube), com os registos de 35min45seg94dec e 35min46seg39 décimas, respectivamente.
Em femininos, Ernestina Paulino, do Interclube, chamou a si a primazia, com o registo de 40 minutos, 52 segundos e 99 décimas. No segundo lugar quedou-se sua colega de equipa, Alda Paulo, ao cronometrar a mesma distância, em 46 minutos, 37 segundos e 29 décimas. Francisca Walende, do clube Desportivo da Saúde da Huíla, contentou-se com a terceira posição, com 47 minutos, 51 segundos e 51 décimas.
 Maria Bimbi, correndo a título individual, conquistou o prémio da classe de populares em femininos, com o tempo de 46 minutos, 45 segundos e 92 décimas. Já em masculinos, o triunfo sorriu para Américo Sachipongue, ao cortar a meta em 43 minutos, 36 segundos e 45 décimas, seguido por Manuel Tchipilika, com a marca de 47 minutos, 26, segundos e 34 décimas.
 Na classe dos paralimpicos, a vitória coube a Silvestre Ngula, com o registo de 37 minutos, 31 segundos e 15 décimas. José Ndala (41min26seg34dec) e Kito Augusto (42minu34seg96dec), ficaram nas posições seguintes.  
Na prova de juvenis, a proeza sorriu em masculinos para Saltiano Farias, do Clube de Treinamento e Assessoria Jamba Sport, com o tempo de 37 minutos, 36 segundos e 01 décimas, secundado por Arão Tomás, do Interclube da Huíla, com 39 minutos 08 segundos e 26 décimas.
Participaram na prova 124 atletas. Destes, 84 são adultos, em representação do Clube Desportivo da Huíla, Clube Ferroviário da Huíla, Interclube da Huíla, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Interclube, Clube Desportivo da Saúde, Clube de Treinamento e Assessoria Jamba Sport e o Benfica do Lubango.

 Desporto
Administrador do Lubango garante apoio


A administração municipal do Lubango vai continuar a dar o apoio institucional a prova de atletismo, que brindou os festejos do Lubango, desde que ascendeu a categoria de cidade, garantiu ontem, o administrador local, Armando Vieira.
Armando Vieira destacou a prova realizada ontem, com partida defronte as instalações da administração municipal do Lubango, percorrendo algumas artérias da cidade, passando pela rua da Mapunda, fábrica da cervejeira N’gola e termino no Parque 4 de Junho na Nossa Senhora do Monte. A prova foi bem representada por vários extractos da nossa juventude de diferentes idades e alguns fundistas consagrados.
“É uma prova, que começa a ser já tradicional nos aniversários da cidade do Lubango e nós vamos continuar a dar o apoio institucional, para que ela fique marcada nos dias do aniversário da nossa cidade”, garantiu.
Referiu que sendo um homem do desporto, não tem como andar desassociado do desporto. Por isso, contou, é que desde que foi nomeado em Outubro de 2018, ao cargo de administrador municipal do Lubango, tem prestado apoio material, moral e institucional ao desporto na província, dentro das possibilidades.
“Queremos continuar a manter esse apoio. Contudo, é necessário realmente que os pedidos que nos são submetidos, sejam solicitados com alguma antecedência, para que agente possa, de facto, encaixar isso dentro do nosso orçamento”, alertou.
Revelou ter mantido uma conversa com a presidente de direcção da associação Provincial de atletismo, Ana Isabel, no sentido de submeter a administração municipal do Lubango, a programação, em termos de recursos financeiros, para as diferentes competições do ano para que, dentro do orçamento no município, se possa ver possíveis apoios.
“Este exemplo que dou da Ana Isabel, é extensivo as outras agremiações desportivas. É verdade que hoje não há recursos financeiros, mas no pouco que aparece, podemos, de facto, continuar a manter essa nossa veia de homem do desporto”, disse.
Armando Vieira anunciou, que uma prova internacional de atletismo poderá ser realizada no mês de Agosto, no âmbito das festas da Nossa Senhora do Monte.
“Há possibilidades para que essa prova seja cada vez mais nacional. Porém, estávamos a gizar, por exemplo, com a presidente da associação provincial de atletismo, Ana Isabel, mais uma prova para o mês de Agosto. E estamos a ver a possibilidade dessa prova de Agosto, ser uma competição de carácter internacional, onde poderemos contar com os países da nossa região”, anunciou.
Armando Vieira admitiu ter a noção, que a realização de um evento internacional acarreta custos. “Mas vamos estudar e ver qual é o caderno de encargos, para que, de facto, esse nosso pensamento seja uma realidade”, assegurou.