Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Eliseu Tavares arrebata Zonal A

Álvaro Alexandre - 06 de Junho, 2014

Representantes de Luanda para a competição nacional foram definidos ontem

Fotografia: Jornal dos Desportos

Eliseu Tavares, do Polivalente Aldanuel, conquistou ontem, na sede da Federação Angolana de Xadrez, o Campeonato Nacional Individual Absoluto da Zona A. O xadrezista do Polivalente Aldanuel atingiu a primeira posição, após o deslize de João Mário diante do Edivaldo Gama, que à entrada da última jornada liderava a competição.

Edivaldo Gama, que procurava o apuramento para o Nacional Individual Absoluto, criou grande pressão sobre João Mário na abertura do jogo. A estratégia deixou sem poder de reacção o atleta do 1º de Agosto que se sentiu desequilibrado, ditando a derrota. A situação foi aproveitada por Eliseu Tavares, que ocupava a segunda posição na tabela. Ciente da possibilidade, o atleta do Polivalente Aldanuel derrotou Sebastião Ramos.

No encerramento da competição, Edivânio Domingos derrotou Francisco de Almeida, Mário Manuel venceu Bernardo Baptista, Tobias Nandjungo ganhou ao Adriano Silva e a Mestre Internacional Esperança Caxita venceu Eduardo Marques. O jogo entre João Júlio e Jeovani Santos bem como Cláudio Félix e Vanderson Dias terminaram empatados.

Na classificação final, Eliseu Tavares (Polivalente Aldanuel) terminou com 6,5 pontos, seguido de João Júlio (Núcleo de Viana), com seis; João Mário (1º do Agosto), seis; Cláudio Félix (Polivalente Aldanuel), seis; Edivaldo Gama (Núcleo da Vila Alice), seis; Jeovani Santos (1º de Agosto), seis; Edivânio Domingos (Núcleo da Vila Alice), 5,5; Vanderson Dias (1º de Agosto), 5,5; Jesus Pimentel (Polivalente Aldanuel), cinco; Miguel Cristóvão (Núcleo do Rangel), cinco; Francisco de Almeida (Núcleo do Rangel), 4,5; Tobias Nandjungo (Núcleo do Rangel), quatro; MI Esperança Caxita (Macovi Popular), quatro, e Joaquim Assis (Escola de Mestre João Francisco), 3,5 pontos.

APURADOS

Estão apurados os 13 atletas para o campeonato nacional individual absoluto a decorrer de 5 a 12 de Julho no Instituto Médio Industrial de Luanda, depois da realização das provas qualificativas na cidade de Luanda e de Lubango.

O Zonal A qualificou Eliseu Tavares (Polivalente Aldanuel), João Júlio (Núcleo de Viana), João Mário (1º do Agosto), Cláudio Félix (Polivalente Aldanuel) e Edivaldo Gama ( Núcleo da Vila Alice). O Zonal B, realizado na Huíla, deu "passaporte" ao Mestre Fide Cristiano Aguiar (Académica do Lobito), Abílio Ribeiro (Grupo Cabeto Cuanza do Sul), António Silva (Núcleo da ENE Cuanza do Sul), Gerson Arão (Benfica de Benguela), Miguel Guiraldo (Organizações Nzolani do Uíge), Vasco Adelino (Misto do Namibe), Eduardo Muvi (1º de Maio de Benguela) e Kugelma Muhala (Escola Hélder Neto do Namibe).


EM LUANDA
Prova feminina
começa amanhã


O Campeonato Provincial de Xadrez Individual Feminino de Luanda arranca amanhã, na sede da Federação Angolana da modalidade, com a participação de 30 xadrezistas.

A competição, que vai ser disputada no sistema suíço de sete jornadas, apenas nos fins-de-semana, no período de 7 a 15 do corrente mês, vai ter o ritmo de jogo de 90 minutos para cada jogadora terminar a partida.

A primeira jornada está marcada para amanhã, às 10h00, com destaque das presenças das xadrezistas Valquíria Rocha, Fátima Reis, Sónia Rosalina, Maria Domingos e Irinéia Alexandra. O pendor do troféu aponta para Maria Domingos, uma atleta que tem feito trabalhos de fundo no seu clube e representa as selecções nacionais. As veteranas Valquíria Rocha e Fátima Reis podem surpreender, mas os últimos resultados na Taça Cuca coloca-as entre as medianas.

A principal competição do calendário feminino da Associação Provincial de Xadrez de Luanda vai assegurar os representantes da capital no Campeonato Nacional, a decorrer de 5 a 15 de Julho, em Luanda.

ÁLVARO ALEXANDRE


ZONAL AFRICANO 4.3
Cristiano Aguiar almeja título


O Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, da Académica do Lobito, almeja revalidar o título de campeão africano no zonal 4.3 do desenvolvimento do xadrez em África a disputar-se de 22 a 30 de corrente em Windoek, Namíbia, para honrar o nome de Angola. O mais novo campeão do continente, de 16 anos de idade, garantiu efectuar uma preparação específica para melhorar as performances competitivas.

Em entrevista ao Jornal dos Desportos, o também vencedor do Campeonato Nacional Individual Absoluto do Zonal B em xadrez, realizado recentemente no Lubango, disse que o povo angolano pode esperar de si uma melhor classificaçao na prova africana.

"Vou trabalhar muito para concretizar os meus intentos”, prometeu.

MF Cristiano Aguiar assegurou que quer continuar a fazer história no xadrez, quer em Angola, quer em África. O adolescente de Lobito assegura que também pretende constar dos três primeiros lugares na fase final do Nacional individual absoluto, a decorrer de 5 a 12 de Julho, em Luanda.

Cristiano Aguiar triunfou nas nove jornadas do zonal B disputados no sistema suíço, um feito inédito em Angola. Para justificar as vitórias, o mais jovem campeão angolano afirmou que tem sido os frutos do apoio, esforço e incentivos dos famíliares, amigos e os dirigentes da Académica do Lobito.

No Nacional Individual Absoluto, Cristiano Aguiar confrontar-se com os cinco classificados das zonas A, da zona B, os Mestres Internacionais e Mestre Fide tutelados pela Federação Angolana de Xadrez, assim como os campeões provinciais. Face ao quilate de adversários na competição a decorrer em Luanda, o jovem de 16 anos assegurou: "Apenas, quero fazer história".