Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Embaixada refora alimentao

Silva Cacuti - 12 de Novembro, 2014

Antnio da Luz o chefe da delegao angolana aos Jogos da SADC que se realizam na cidade zimbabweana de Bulawayo

Fotografia: Santos Pedro

As condições de alojamento para os 180 integrantes da missão angolana aos VI Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que se disputam de 4 a 15 de Dezembro, na cidade de Bulawayo, Zimbabwe, estão criadas, segundo declarações de António da Luz, chefe da missão angolana ao certame. Falando ao Jornal dos Desportos, o responsável assegurou que visitou as instalações de uma Universidade e gostou particularmente da ala disponível para acomodar a delegação angolana.

António da Luz revelou que há o envolvimento da embaixada angolana na criação de melhores condições para os desportistas nacionais. A missão está a ponderar um reforço alimentar dado o predomínio da cozinha inglesa que se cultiva naquele país.“Vamos accionar este expediente se julgarmos necessário”, disse.Angola vai competir nas modalidades de futebol masculino, basquetebol, ténis, atletismo, atletismo adaptado, judo, natação e boxe. As ausências do país vão ser notadas apenas nos torneios de futebol feminino e de netball.

À excepção do futebol, ténis e da natação, todas outras modalidades envolvidas na disputa dos Jogos da SADC vão cumprir estágios pré-competitivos fora do país, conforme António da Luz.As equipas de basquetebol estão em Phoenix, EUA. O judo, boxe, atletismo e atletismo adaptado têm estágio na cidade sul-africana de Pretória, de 16 a 30 do corrente. O futebol, a natação e o ténis vão cumprir preparação no país. O ténis trabalha no Clube de Ténis de Luanda, a natação treina-se na piscina do Alvalade e o futebol ensaia as estratégias no recinto da Academia de Futebol de Angola.

António da Luz referiu que se presta uma atenção especial à preparação para a melhoria da classificação anterior que “nada tem a ver com a força desportiva do país na região”.“Como objectivo, queremos melhorar a nossa classificação, porque o sexto lugar não é o lugar para Angola na região austral do continente”, destacou.

Na edição de 2012, em Lusaka, Zâmbia, a delegação angolana obteve seis medalhas de ouro e cinco de prata.   Os Jogos da SADC, exclusivo a atletas de 19 anos, são disputados pelos países da região Austral de África, mormente, Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Lesoto, Namíbia, Madagáscar, Malawi, Moçambique, RDCongo, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.