Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Encontro de mestres na ronda inaugural

?lvaro Alexandre - 23 de Junho, 2017

A competição tem a duração aproximada de 2 horas e 25 minutos.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Reencontro de mestres de xadrez coloca hoje, às 15 horas, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez, em \"sublevação\" o principal tabuleiro da primeira jornada da I torneio denominado \"Edições Novembro-EP\". Os Mestres Internacionais (MI) Luciano Oliveira, da Epal, e David Silva, do Progresso Sambizanga, medem forças para definirem posições de comando da prova.

O valioso troféu e os 50 mil kwanzas em valor monetário, disponibilizados pelo Conselho de Administração das Edições Novembro-EP, no âmbito  do seu 41º aniversário, a assinalar-se na próxima segunda-feira, é o grande motivo do terceiro confronto nos últimos três anos.Desforra ou a consumação da submissão.

Estes são os cenários que o primeiro tabuleiro da ronda inaugural apresenta-nos. O MI Luciano Oliveira tem uma oportunidade ímpar de reduzir uma parcela de derrotas sofridas nos últimos tempos. Enquanto que a pré-disposição do MI David Silva é outra. A mesma está formatada para a manutenção das vitórias.

A jornada é complementada com mais quatro partidas. O atleta Edivânio Domingos, do 1º de Agosto, enfrenta o Vanderson Dias, do Progresso Sambizanga, , Jeovani Santos , do 1º de Agosto, defronta o Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal, do 1º de Agosto, Edivaldo Gama, do Progresso Sambizanga, cruza o Candidato a Mestre (CM) Cambando José , do Progresso Sambizanga, e Cláudio Félix, da Escola de Xadrez de Viana, disputa o ponto com o xadrezista Carlos Ngunga, do Núcleo do Prenda.

O sistema de jogo aprovado é de todos contra todos a uma volta e o ritmo é de 15 minutos para cada atleta terminar a sua partida. A competição tem a duração aproximada de 2 horas e 25 minutos. O sistema de desempate será o resultado entre si, sonemborg berg e maior número de vitórias.

TRABALHADORES
MOVIMENTAM PEÇAS

A primeira peça de xadrez do Torneio de Trabalhadores das Edições Novembro-EP,  em alusão do seu 41º aniversário, movimenta-se hoje, às 15 horas, na sede da FAX. A prova reúne os sete melhores praticantes da empresa presidida por José Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração das Edições Novembro-EP.A competição compreende seis jornadas e a primeira oferece o seguinte emparceiramento: Kuianga Gonga X Manuel Albano,  Alberto Bumba X António Ferreira,  Sebastião Fernandes X Moisés Gonçalves e Adriano de Melo mede forças com Ângelo Pontes.           Álvaro Alexandre