Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Encontro Nacional ajusta calendário

Silca Cacuti - 03 de Janeiro, 2017

No sector feminino, a grande vencedora foi Adelaide Machado, que cronometrou 37min03s, seguida por Dovolha Leonardo e Severina Chilala.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Primeiro Encontro Nacional do Atletismo vai acontecer no primeiro trimestre do corrente ano, segundo uma indicação saída da reunião entre os membros da Federação Angolana e os representantes das Associações provinciais. Reunidos na sede federativa, no dia 1  do corrente, após a realização da 61ª edição da corrida de fim de ano, a São Silvestre de Luanda, os agentes da desportivos traçaram as linhas mestras para o rumo que se pretende dar a partir do corrente ano.

"Foi um encontro com alguma informalidade, em que se fez uma abordagem introspectiva com os associados a mostrarem muita vontade de trabalhar. Abordámos muitos assuntos, surgiram ideias estruturantes da forma de trabalhar, quer das Associações quer da Federação. Não avançamos datas específicas, mas ficou a ideia de que ainda no primeiro trimestre deste ano, podemos ter o Primeiro Encontro Nacional do Atletismo", disse Joaquim Dombaxi, porta-voz da Federação.

O responsável federativo considerou produtivo o encontro a julgar pelo nível de interacção e indicadores deixados. "Por exemplo, equacionou-se a criação de zonas de desenvolvimento de especialidades da nossa modalidade, em função de diferentes aptidões que possam identificar os atletas de cada região. A questão do calendário de competições é um assunto que pode ser abordado no Encontro Nacional. Queremos ver que melhorias se podem fazer", reiterou.

A Federação Angolana de Atletismo cancelou a disputa do Meeting que habitualmente corre no Estádio dos Coqueiros, em Luanda por questões técnicas, um dia depois da maior corrida pedestre da África Austral. A 61ª São Silvestre de Luanda foi vencida por Francisco Caluvi, com o tempo de 31min03s, seguido por Alexandre João e Rafael Epesse. No sector feminino, a grande vencedora foi Adelaide Machado, que cronometrou 37min03s, seguida por Dovolha Leonardo e Severina Chilala.