Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Encontro Nacional no primeiro trimestre

10 de Dezembro, 2014

O mais urgentemente possível, sobretudo, com essas recomendações muito concretas, muito objectivas do Presidente da República e do Congresso do MPLA”

Fotografia: Jornal dos Desportos

O encontro nacional, para abordar o estado actual do futebol, está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano, disse há dias o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. O governante reagia à referência, das conclusões do V congresso extraordinário do MPLA encerrado sábado, sobre a “preocupação” que constitui o momento actual do “desporto-rei” em Angola.

Em declarações à Rádio ­Nacional de Angola, Gonçalves Muandumba considerou “muito bom” o facto do conclave do partido maioritário manifestar tal preocupação. “Isto é muito bom, porque é o assumir de toda a nação, de todos os actores, de que temos de resgatar a magia do futebol angolano (…)”, declarou e acrescentou que tal  vai proceder-se  no quadro de uma estratégia já existente de desenvolvimento do desporto a nível do país.

Para o ministro as conclusões do congresso, ao referirem se com preocupação ao estado do futebol, dão mais responsabilidade não só ao Ministério, mas a todos os actores, como Federações, Associações, Clubes, Governos provinciais e municipais. “O que pretendemos é fazer uma grande discussão nacional sobre o fenómeno futebol. Porque o futebol é sem dúvida, um fenómeno social, um factor de inclusão social, de unidade e coesão nacional. Por isso, além das capacidades e competências técnicas, merece toda a atenção.

E foi isso, que o MPLA mostrou mais uma vez, que está preocupado, tal como o seu líder, com o desporto e o futebol particularmente”, realçou.
Não adiantou data, mas apontou como provável período para a realização do certame o primeiro trimestre. “Estamos a estimar para o primeiro trimestre do próximo ano. O mais urgentemente possível, sobretudo, com essas recomendações muito concretas, muito objectivas do Presidente da República e do Congresso do MPLA”

VISÃO
MPLA está atento
ao estado do futebol

Nas conclusões,  o V Congresso extraordinário do MPLA realizado de quinta a sábado, em Luanda, manifestou preocupação com o estado do futebol nacional. No ano prestes a findar, a Selecção principal de futebol de Angola “Palancas Negras” falhou o apuramento para a fase final do CAN2015, na Guiné Equatorial, após cinco qualificações consecutivas.

A sua melhor prestação na prova continental remonta a 2006, onde pela primeira vez alcançou os quartos de final, feito repetido em 2010, quando Angola albergou a competição. Seguiram-se participações modestas (eliminação na fase de grupos) nas edições de 2012 (Gabão e Guiné) e 2013 (África do Sul).

A nível do CHAN (competição exclusiva aos jogadores que actuam no próprio país), falhou o apuramento à última edição, disputada na Libia este ano, depois de ter sido segundo classificado em 2011, no Sudão.