Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ensa abrange eventos desportivos

Silva Cacuti - 25 de Março, 2016

O assunto da regulamentação vai ser abordado no próximo Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos

Fotografia: Ampe Rogério

Os eventos desportivos realizados no país passam a contar com um seguro de responsabilidade civil, anunciado recentemente pela seguradora estatal Ensa Seguros. O seguro de responsabilidade civil de eventos desportivos é um complemento ao seguro desportivo lançado no início desta semana por aquela empresa.

"É um seguro que garante a cobertura complementar de responsabilidade civil de eventos desportivos e actividades similares, quando promovidos pelo segurado", disse Rolande Gomes, director técnico da Ensa.

O seguro cobre a responsabilidade civil do assegurado aos danos materiais ou corporais causados a terceiros durante a realização de eventos desportivos ou similares, desde que se possa aferir a responsabilidade do segurado.

Segundo explicação do técnico da Ensa o contrato de seguro de responsabilidade civil de eventos entra em vigor seis horas antes do evento e termina seis horas após a sua realização.

A seguradora disponibiliza várias opções de capital seguro para esta modalidade, sendo a primeira equivalente a Usd 50 mil. A segunda opção está num valor equivalente a Usd 100 mil. Uma terceira opção tem capital seguro na ordem de Usd 250 mil e a última está fixada em Usd 500 mil.

AVALIADA
OBRIGATORIEDADE
   
O  seguro desportivo pode em breve passar a ser obrigatório em Angola, conforme reza o número 1 do art. 62 da Lei do Desporto. Segundo Paulo Ferreira, secretário-geral do Ministério da Juventude e Desportos, que falava na cerimónia de lançamento do seguro, em representação do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, a referida lei carece de regulamentação.

O assunto da regulamentação da Leinº5/2014, Lei do Desporto, vai ser abordado no próximo Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos que está para breve.

peonatos nacionais é constatarmos melhorias nos recordes nacionais", destacou.