Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equilíbrio marca segundo dia

Silva Cacuti - 21 de Agosto, 2014

moções do hóquei em patins voltam hoje ao recinto do Pavilhão Multiusos do Kilamba que acolhe o Torneio Internacional troféu José Eduardo dos Santos

Fotografia: Jornal dos Desportos

À excepção do jogo que vai opor as equipas da Juventude de Viana à selecção da África do Sul, para o grupo A, todos os jogos da segunda jornada do 13º  Torneio Internacional Taça Zé Du, cuja disputa está prevista para hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, são de difícil prognóstico.

O confronto entre sul-africanos e vianenses faz excepção, porque é o único em que se pode encontrar,  à primeira vista um favorito. A equipa angolana, mais rodada e reforçada pelo melhor jogador do mundo, Pedro Gil, tem favoritismo diante de uma selecção em que pontificam atletas de origem portuguesa, mas que carecem de rodagem competitiva suficiente para travar a equipa vianense.

O grupo tem no confronto  Académica de Luanda e Andes Talleres da Argentina o jogo principal da jornada. Na equipa angolana alinham nomes, como Martin Payero, Didi, Tiago Silva, André Centeno que  dão endurance para contrapor o tecnicismo dos azuis e brancos de Mendonza. Quanto ao grupo B, um pouco mais ou menos, os jogos são equiparados em grau de dificuldades que se esperam em cada uma das equipas.

O misto de Maputo que é na verdade a selecção de Moçambique,  quedou-se  na sexta posição do mundial de 2013, sem um quarteto de atletas que evoluem em Portugal, pode levar a melhor, mas ninguém arrisca favoritismos,  embora o Sporting não seja ainda um dos grandes de Portugal, não é uma equipa de leigos.

O que se disse do Sporting - Misto de Maputo serve para perspectivar o jogo entre a selecção Júnior de Espanha e o 1º de Agosto que é orientado tecnicamente por um técnico português. Em uma linha, diz-se que é um jogo de resultado imprevisível.

ORGANIZAÇÃO ANUNCIA
FORMAÇÂO DE ÁRBITROS

Os árbitros angolanos de hóquei em patins vão beneficiar de uma acção formativa, no âmbito do 13º Torneio Internacional Taça Zé Du, que se disputa em Luanda até 24 do corrente. A acção formativa está programada para o sábado, 23, numa das salas do Pavilhão Multiusos do Kilamba, palco do torneio. Os árbitros portugueses Joaquim Pinto e Paulo Rainho vão ser os prelectores da acção de formação.

“Vamos abordar muitos aspectos, desde regras,  deontologia e outros, desde que os participantes solicitem. Na verdade, vamos ter um diálogo com os árbitros angolanos em que esperamos transmitir experiências e ganhar outras”, disse Joaquim Pinto, um dos prelectores. Para o 13º  Torneio Internacional Taça Zé Du foram indiciados dois árbitros portugueses (Joaquim Pinto e Paulo Rainho), um argentino (Sérgio Inssua) e seis angolanos ( Patrícia Costa, Nascimento Júnior, Mária António, Edelfrises Cipriano, Jorge Borges e Sérgio Sumba).