Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipa de estafeta bate novo recorde

Silva Cacuti - 14 de Agosto, 2014

Velocistas baixam recorde

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma semana depois de quebrar o recorde nacional da especialidade a Selecção Nacional de estafetas 4X100 metros baixou o recorde e  fixou-o em 40:41 segundos. O registo foi obtido em Marraquexe, Marrocos, durante a disputa dos Campeonatos Africanos de Atletismo.
O feito foi conseguido pelo quarteto Mauro Gaspar, Osvaldo Alexandre, Prisca Baltazar e Kevin Oliveira que evolui no Brasil, no âmbito de uma bolsa da Federação Angolana de Atletismo, que visa o ciclo olímpico que termina com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

O recorde da especialidade durava desde 1992 e tinha sido fixado em 41.20 segundos por Arménio Gaspar, Ruben Pedro, Cassessa Bezerra e David Melantcon, mas durante a sua participação no campeonato ibero-americano, de 1 a 3 do corrente, os actuais recordistas nacionais baixaram para 41.12 segundos.

Apesar do derrube do recorde que já lhes pertencia, os velocistas angolanos quedaram-se na quinta posição da sua série.
Angola vai estar representada no sector feminino por Felismina Cavela, especialista dos 800 e 1500 metros, que também está inserida no estágio que decorre no Brasil. Outras integrantes da Selecção Nacional actuam em Portugal, nomeadamente Mafuta Maketa, recordista nacional do lançamento de martelo, Lídia Nicole, especialista de salto à vara, e Whitney Barata que corre os 100 metros barreiras.