Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipa Red Bull pretente Raikkonen

28 de Junho, 2013

Red Bull pretente Raikkonen

Fotografia: AFP

“Kimi será uma das nossas opções se estiver disponível. Estamos numa posição confortável, já que existe um número enorme de pilotos que gostariam de pilotar um carro da Red Bull”, comentou o dirigente.

Há 12 anos na categoria máxima do automobilismo mundial, Mark Webber, 36 anos, é o piloto mais velho da Fórmula 1 na temporada. Neste ano, ele ocupa a quinta posição do “mundial”, com 69 pontos.

Enquanto isso, Kimi Raikkonen é o terceiro, com 88 pontos. Campeão da categoria com a Ferrari, em 2007, Kimi Raikkonen é piloto da Lotus-Renault.


Webber anuncia saída da categoria

O australiano Mark Webber, piloto da Red Bull-Rernault, anunciou que vai deixar a categoria da Fórmula 1 no final da temporada. O veterano vai integrar a equipa da Porsche nas corridas de resistência, o que inclui a disputa das 24 horas de Le Mans.Mark Webber vai juntar-se ao programa da Porsche no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), no ano que vem.

Os rumores sobre a transferência do australiano para a marca alemã eram fortes desde o início da época. Com o anúncio, abre-se pela primeira vez, em cinco anos, uma vaga na Red Bull-Renault. Kimi Raikkonen, amigo pessoal de Sebastian Vettel, é o mais cotado para assumir o posto. “É uma honra ingressar na Porsche no seu regresso à categoria máxima em Le Mans e no ‘mundial’ de Resistência.


A Porsche escreveu uma história como construtor e representa a tecnologia e o desempenho no seu mais alto nível”, declarou Mark Webber.
“Estou muito ansioso por este novo desafio após a minha passagem pela Fórmula 1. A Porsche, sem dúvida, estabeleceu metas muito altas. Mal posso esperar para pilotar um dos protótipos mais rápidos do Mundo”, afirmou.

Mark Webber recebeu na última quarta-feira uma proposta do proprietário da Red Bull-Renualt, Dietrich Mateschitz, para continuar na equipa. Depois de muita especulação sobre o seu futuro, o piloto australiano teve a possibilidade de encerrar os boatos, mas preferiu sair da categoria.

Segundo o jornal alemão “Die Welt”, Mark Webber vivia à sombra do tricampeão Sebastian Vettel, com quem o relacionamento ficou desgastado no início desta temporada.

O piloto australiano somou bons resultados na equipa, pela qual subiu no lugar mais alto do pódio nove vezes, as únicas da carreira. O director desportivo da Red Bull-Renault, Christian Horner, e o consultor Helmut Marko, tinham manifestado a vontade de ter a dupla de pilotos definida no mês de Agosto, mas as suas pretensões foram goradas.

O piloto australiano tem 69 pontos no “mundial” de pilotos, o que rende a quinta posição na classificação provisória.


Circuito
Ecclestone ameaça Monza


Ao que tudo indica, o calendário da Fórmula 1 deve sofrer mesmo algumas mudanças nos próximos anos. Desta vez, o novo alvo de Bernie Ecclestone é o tradicional circuito de Monza, na Itália, que deixaria de fazer parte da categoria para dar espaço a um país “emergente”.

“É possível que a Europa perca algumas corridas a favor de mercados ‘emergentes’. Se deixarmos Monza, e eu digo ‘se’ porque nenhuma decisão foi tomada, será apenas por razões económicas”, admitiu o promotor da Fórmula 1 à revista italiana Panorama.

“É claro que a qualidade e a organização do circuito poderiam ser melhores, mas isso não é um ponto crucial”, completou.