Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas da capital disputam trofus

Rosa Napoleo - 06 de Junho, 2019

Fotografia: Dr

Makila Team, Jaimel do Sapu e 1º de Agosto são as equipas representantes de Luanda no torneio infantil de taekwondo a acontecer de 14 a 17 do corrente na província do Huambo. O evento reúne 150 petizes de vários pontos do país no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Criança.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o Director Técnico da Federação Angolana de Taekwondo, Makila Carlos, disse que o Makila Team, a sua agremiação, está empenhada na preparação com o objectivo de arrecadar medalhas.
"As equipas de Luanda estão a trabalhar. As crianças do Makila Team estão ansiosas e expectantes; vêem na prova a oportunidade de mostrarem o que sabem. As competições nacionais das classes infantis são raros de acontecer. É a primeira vez que as crianças participam do evento fora de Luanda", disse. 
A escolha da data de realização tem um condão especial, segundo o dirigente.
"Pensamos em proporcionar às crianças momentos de confraternização no seu mês. O evento tem carácter competitivo, mas vai prevalecer a convivência e os laços de amizade entre elas", justificou.
O presidente da Associação Provincial do Huambo, Aníbal Fortunato, assegurou a criação de condições para a realização do certame.
"Estamos satisfeitos pela realização da prova no Huambo. É um projecto criado pela Associação local com a intenção de massificar a modalidade", justificou.
O dirigente aclarou que 80 porcento das necessidades já estão cumpridas e a prova decorre no pavilhão multiusos Serra Van Dunem. A alimentação e a hospedagem são da responsabilidade do governo da província. 
O Huambo vai competir com oito equipas. Estão igualmente inscritas representantes das províncias de Moxico, Huila, Benguela e Luanda.


SELECÇÃO PREPARA JOGOS AFRICANOS

A preparação da selecção nacional de taekuondó, visando a participação dos Jogos Africanos de Marrocos, em Agosto próximo, continua a decorrer em Luanda. Os seleccionadores Makila Carlos e Stefânio Gomes continuam a supervisionar os aspectos técnicos e físicos dos atletas.
Os atletas estão a treinar nos respectivos clubes com os treinadores locais sob a orientação da direcção técnica da Federação
Os convocados vão juntar-se a meio do mês de Julho para ensaiarem as "coreografias" que visem obter o passe de acesso a Tóquio'2020.
Os Jogos Africanos são eventos multidesportivos que acontecem a cada quatro anos. É organizado pela Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA).
Os primeiros Jogos Africanos ocorreram em 1965 em Brazzaville, República de Congo. O evento tem reconhecimento oficial do Comité Olímpico Internacional.