Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas de iniciados e juvenis agitam maratona na Huíla

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 27 de Maio, 2013

A modalidade movimenta mais de 1600 praticantes no município do Lubango.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Mais de 170 atletas dos escalões de iniciados e juvenis, em ambos os sexos, participaram sábado, no Lubango, na maratona desportiva promovida pela Associação Provincial de Andebol da Huíla em alusão ao Dia Nacional da modalidade, assinalado a 20 deste mês.

O presidente da Associação de Andebol da Huíla, Zeca Funbelo, disse que não foi possível realizar a maratona na própria data porque as crianças se encontravam inseridas no esquema gimnodesportivo que vão apresentar em Agosto próximo, nos Jogos Militares, que a cidade do Lubango acolhe.

Acrescentou que a situação fez com que a associação local adiasse a programação da jornada de 20 de Maio para o último sábado, 25.

Os jogos, realizados no pavilhão anexo número dois localizado no Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte, tiveram início às 9h00 e terminaram às 15h30.

Os mesmos contaram com cinco clubes, sendo cada um representado por duas equipas em iniciados e igual número em juvenis, em ambos os sexos.

A modalidade movimenta mais de 1600 praticantes no município do Lubango. Zeca Funbelo referiu que, além dos escalões de iniciados e juvenis, o andebol na Huíla conta com duas equipas na classe de juniores femininos e uma masculina.

A falta de formação de técnicos para melhor expandir a prática do andebol nos municípios é a única preocupação que aflige a associação.