Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Equipas podem escolher pneus

05 de Dezembro, 2015

Equipas podem escolher pneus

Fotografia: AFP

Com mais liberdade para a escolha de pneus a partir da temporada de 2016, a Pirelli divulgou que manterá em segredo as opções feitas pelas equipas: os rivais só saberão quais compostos as equipas vão usar até duas semanas antes das corridas.

O regulamento de 2016 prevê que cada equipa poderá escolher três tipos de pneus para serem usados a cada corrida - e, inclusive, poderão seleccionar compostos diferentes para cada piloto. Serão cinco opções, uma a mais do que existe actualmente, com a criação do pneu ultramacio, desenvolvido especialmente para circuitos de rua. No regulamento vigente, a Pirelli selecciona os dois compostos que serão utilizados durante cada final de semana de corrida. Falando com exclusividade ao UOL Esporte, o chefe da Pirelli na Fórmula 1, Paul Hembery disse que espera que a novidade "movimente as corridas no início do ano, mas a nossa expectativa é de que todas as equipes passem a escolher os mesmos compostos mais ou menos a partir da metade da temporada."

As equipas terão uma data-limite para fazer suas solicitações junto aos italianos, em um prazo determinado pela Pirelli. Caso a equipa perda esse prazo, a FIA determinará quais compostos serão utilizados.