Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Erikson ascende na tabela

Álvaro Alexandre - 21 de Julho, 2016

Mestre Internacional Erikson Soares defronta hoje o MI egípcio Abdelrahman Hesham

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os Mestres Internacionais (MI) angolanos Erikson Soares e David Silva trocaram as posições na tabela de classificação geral, depois de disputarem, ontem, a dupla jornada do Campeonato Africano Absoluto Individual, que decorre no Hotel Tick do Bombo Road, na cidade de Kampla, no Uganda. O angolano Erikson Soares superou o ugandês Rajab Kamoga e empatou com o ugandês Fauza Farouk em partidas da terceira e quarta jornadas. Os pontos somados permitiram ao MI Erikson Soares afastar o MI David Silva da 11ª posição para a 17ª.

O MI David Silva perdeu diante do Candidato a Mestre (CM) queniano Ben Magna, mas voltou a evidenciar-se como um dos melhores juniores de África no confronto com o CM sul-africano Lyndon Bouah. A jogar com as peças brancas, Silva arrasou o adversário com um jogo de génio.Outro destaque na dupla jornada é a ascensão do MI Adérito Pedro que subiu para 14ª posição, depois de estar na 16ª. A vitória sobre o Mestre Fide (MF) angolano Cristiano Aguiar foi importante. A desforra esperada caiu em saco roto. O atleta do 1º de Agosto voltou a mostrar mais destreza na análise do jogo.

A competitividade do MI Adérito Pedro quebrou diante do MF zambiano Andrew Kayonde. Noutro jogo, o angolano encontrou dificuldades para contornar as investidas do aspirante a MI e perdeu.O MF Cristiano Aguiar baixou para 18ª posição, depois de ocupar a 13ª no dia anterior. O atleta do Progresso  Sambizanga perdeu diante do MI Adérito Pedro. Para compensar o dia com um sorriso, Aguiar bateu sem apelo nem agravo o somali Hassan Fidow Kassim.

A sorte do CM Manuel Alberto voltou a ser madrasta, desta vez, diante do MF nigeriano Bomo Kigigha. A jogar com peças brancas, o angolano permitiu a reviravolta e sentiu-se na defensiva ante a fúria de nigeriano. Sem recursos para forçar o empate, declarou derrota.  O dia parecia condenado a mais uma derrota. Uma prece a Deus valeu a intenção.

O CM Manuel Alberto obteve a primeira vitória na competição. Com mais discernimento na análise do jogo, o angolano ofuscou o ataque do ghanês Francis Eric Anquandah e forçou-o a abandonar o tabuleiro. Com o triunfo, ascendeu  para a 22ª posição da classificação geral.Entre os gigantes da competição, o Grande Mestre (GM) egípcio Adly Ahmed venceu o MI argelino Adlane Arab, GM egípcio Samy Shoker ganhou ao MF argelino Mahfoud Oussedik e o MI sul-africano Daniel Cawdery perdeu diante do GM egípcio Essam El Gindy.

Na tabela de classificação, os egípcios GM Samy Shoker, GM Essam El Gindy e GM Adly Ahmed lideram o Africano Individual Absoluto com 3,5 pontos cada.Entre os angolanos, o MI Erikson Soares está na 11ª posição com 2,5 pontos, seguido do MI Adérito Pedro, na 14ª, com 2 pontos; MI David Silva, na 17ª, com 2 pontos; MF Cristiano Aguiar, na 18ª, com 2 pontos; CM Manuel Alberto, na 22ª, com 1,5 pontos.

V JORNADA

Hoje, para a quinta jornada, o MF Cristiano Aguiar defronta o MI David Silva, MI Adérito Pedro joga com o ugandês Simon Gonza, MI Erikson Soares confronta o MI egípcio Abdelrahman Hesham, CM Manuel Alberto enfrenta o ugandês Fauza Farouk.Noutras partidas, o GM egípcio joga com compatriota GM Adly Ahmed, MI egípcio Adlane Arab defronta o compatriota GM Samy Shoker, MI ugandês Arthur Ssegwanyi enfrenta o MF zambiano Andrew Kayonde, MF nigeriano Bomo Kigigha joga com o MI egípcio Moheb Ameir e MF argelino Mahfoud Oussedik defronta o MI sul-africano Daniel Cawdery.

FEMININO
Caxita e Maria
querem vencer


As angolanas procuram hoje mitigar a fúria das adversárias nas partidas da quinta jornada do Campeonato Africano Individual Absoluto feminino, que decorre no Hotel Tick do Bombo Road, na cidade de Kampla, no Uganda. A MI Esperança Caxita joga com a MI sul-africana Denise Frick e a MI Maria Domingos defronta a ugandesa Gloria Nansubuga.

Noutras partidas, a GM egípcia Shrook Wafa defronta a irmã a MI Shahenda Wafa, MI argelina Sabrina Latreche joga com a MF egípcia Eman Elansary, MI argelina Amina Mezioud enfrenta a sul-africana Megan van Niekerk, MF zambiana Lorita Mwango defronta a MI tswanesa Boikhutso Mudongo, MI argelina Amira Hamza joga com a MI sul-africana Anzel Laubscher.

Ontem, para a quarta jornada, a MI Shahenda Wafa derrotou a MI angolana Esperança Caxita e a MI tswanesa agravou a situação da MI angolana Maria Domingos. As duas angolanas estão fora do top-10 da tabela de classificação.Noutras partidas, a GM Shrrok Wafa continua vitoriosa na prova e, desta vez, bateu de peças negras a MI sul-africana Anzel Laubscher. A MI argelina Sabrina Latreche derrotou a compatriota a MI Amira Hamza.

Na tabela de classificação geral, a GM Shrrok Wafa lidera com quatro pontos, seguido da MI Sabrina Latreche, MF Eman Elansary e a MI Shahenda Wafa, todas com três pontos.Entre as angolanas, a MI Esperança Caxita ocupa a 11ª posição com dois pontos. A MI Maria Domingos está na 17ª posição com um ponto.