Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Erikson é o melhor angolano no Africano

Álvaro Alexandre - 26 de Julho, 2016

Chefe de departamento de xadrez do Sambila atravessa bom momento desportivo

Fotografia: Santos Pedro

O Mestre Internacional (MI) Erikson Soares foi o melhor angolano no Campeonato Africano Individual Absoluto, disputado de 17 a 25 do corrente, em Kampala. O atleta do Progresso do Sambizanga terminou em 14ª posição da tabela geral de classificação, com 4.5 pontos.

O MI Adérito Pedro foi o grande derrotado da selecção nacional. O angolano partiu para Kampala como aspirante a Grande Mestre (GM), ficou na 15ª posição com 4,5 pontos e deixou a meio o sonho. Com um estilo de jogo aberto e de fácil leitura, o atleta do 1º  Agosto perdeu diante de adversários do Egipto e da Argélia.

O Mestre Internacional David Silva ficou na 17ª posição com 4,5 pontos, os mesmos do melhor angolano. O jovem do Progresso do Sambizanga deixou indicadores de alcançar o  título de Grande Mestre nas próximas edições. A experiência acumulada dá-lhe garantia de ser o primeiro angolano a ostentar o título.

O Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar e o Candidato a Mestre (CM) Manuel Alberto ficaram na 21ª e 24ª posição, com quatro pontos cada. As aspirações de fazer melhor foram frustradas. Aconselha-se a aquisição de Manuais Técnicos actualizados para as bibliotecas e cabeceiras.

A prova africana individual absoluta foi ganha por Abdelrahman Hesham. O egípcio deixou a cidade de Kampala com o título de Grande Mestre e reforça a lista da associação das terras dos faraós. Dos nove pontos possíveis, o campeão obteve sete pontos. É um indicador da força do xadrez egípcio, que já conta com o GM Adly Ahmed, GM Essam El Gindy e outros.

Na última jornada, a nona que se disputou ontem, o MI angolano Erikson Soares perdeu diante do GM egípcio Essam El Gindy, MI Adérito Pedro perdeu diante do MI egípcio Mohed Ameir, MF angolano Cristiano Aguiar perdeu diante do MF ugandês Harold Wanyama, CM angolano Manuel Alberto venceu o somali Mohamud Abdulkadir Ahmed e o ugandês Rajab Kamoga Rajab empatou com o MI angolano David Silva.

Em outras partidas, GM egípcio Adly Ahmed derrotou o MI ugandês Arthur Ssegwanyi, MI argelino Adlane Arab ganhou ao MF nigeriano Bomo Kigigha, MI sul-africano Daniel Cawdery empatou com MI egípcio Abdelrahman Hesham, MF zambiano Andrew Kayonde empatou com GM egípcio Samy Shoker.

Na classificação geral, MI Abdelrahman Hesham liderou com sete pontos, seguido do MF Andrew Kayonde (6,5), GM Adly Ahmed (6,5), MI Adlane Arab (6,5) e GM Essam El Gindy (6,5).