Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Erikson perde terreno no Zonal

Álvaro Alexandre - 23 de Abril, 2015

Com a derrota MI angolano Erikson Soares perdeu terreno e baixou para a quarta posição

Fotografia: Santos Pedro

O Mestre Fide (MF) Richmond Phiri, da Zambia, despachou ontem, no Highlands Hotel de Blantyre, Malawi, o Mestre Internacional (MI) Erikson Soares, de Angola, no primeiro tabuleiro da VI jornada do Zonal 4.3 da Confederação Africana de xadrez.

O zambiano Richomond Phiri obteve um duplo triunfou. O xadrezista conseguiu suportar a "tempestade" que está focalizada para o primeiro posto da prova, ao passo que o outro retardou a marcha de um candidato assumido.

Com a derrota, MI angolano Erikson Soares perdeu terreno e baixou para a quarta posição da prova,  com 4 pontos.
O Candidato a Mestre ( CM) João Simões, de Angola, empatou com MF Andrew Kayonde, da Zâmbia, MI Rodwell Makoto, doZimbabwe, derrotou MF Douglas Munenga, da Zâmbia, Manuel Alberto, de Angola, venceu MI Daniel Jere, da Zâmbia, MF Catarino Domingos, de Angola, triunfou diante do CM Persson  Abrantes, de Moçambique, MF Roy Phillips, das Ilhas Maurícias, derrubou Alfred Charles Chimthere, do Malawi, MF Gerrard Mphung, do Malawi, sofreu derrota diante do CM James Dimba, da Zambia. O MF Thato Olebile, do Botswana, triunfou diante do Cliford Masole, do Botswana, Richard Chiona, do Malawi, foi derrubado por George Mwale, do Malawi, Misheck Nyirenda, do Malawi, obteve um triunfo diante do Wilson Chingati, do Malawi, e  Davie Mawango, do Malawi, conquistou a vitória diante do Benedicto Banda Lumbani, do Malawi.

Após o encerramento da VI jornada a classificação é a seguinte: 1º  MF Richmond Phiri (Zambia), com 5,5, 2º  MI Rodwell Makoto (Zimbabwe), com 4,5, 3º MF Andrew Kayonde (Zambia), com 4, 4º MI Erikson Soares (Angola), com 4, 5º CM João Simões (Angola), com 4, 6º Manuel  Alberto (Angola), com 4, 7º MF Catarino Domingos (Angola), com 3,5, 8º MF Roy Phillips (Ilhas Maurícias), com 3,5, 9º MI Daniel Jere (Zambia), com 2,5, e 10º  CM Persson Abrantes (Moçambique), com 3, respectivamente.

EM FEMININO


Na VI ronda, disputada ontem, no no Highlands Hotel de Blantyre, Malawi, a MF Luzia Pires, de Angola, perdeu com MI Boikhutso Mudongo, do Botswana.  A FM Lorita Mwango, da Zâmbia, derrubou Lucy Chazemba, do Malawi, CM Linda Jambo, do Malawi, ofereceu a vitória a Sónia Rosalina, de Angola, Magret  Ngugama, do Malawi, invadiu o território da Phylis Mwilola, da Zâmbia, Rose Zeko, da Zâmbia, repartiu o ponto com Mhango Tumpale, do Malawi, e Tupokiwe Msukwa, do Malawi,também empatou com Anne  Simwaba, do Malawi.