Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ernestina Paulino atraco da taa nacional

Silva Cacuti - 10 de Junho, 2017

Ernestina Paulino, recordista nacional dos 10 mil metros em pista a grande atraco da primeira jornada da taa nacional

Fotografia: Kindala Manuel

A atleta afecta ao Interclube esteve ausente das provas durante uma época,  voltou para  competir no final do mês de Maio, na Huíla, onde reside,  venceu o Grande Prémio Ngola, prova de estrada com percurso de 10 mil metros.

A corredora não está a 100 por cento, segundo Augusto Diogo \"Seco\", seu treinador, mas tem o propósito de vencer. \"A Ernestina é uma atleta mesmo sem estar no seu melhor ainda, por ter ficar praticamente uma época parada, dá para apostar, por isso a incluímos no grupo que seleccionamos para esta competição\".

Ernestina participa, com favoritismo, na prova de 10 mil metros, hoje e amanhã, na segunda jornada volta a ser atracção na prova de cinco mil metros.

Outro nome que vale referenciar é o de Francisco Caluvi. Caluvi não está inscrito na Taça Nacional, segundo ainda Diogo \"Seco\", o coordenador técnico do Interclube na Huíla, \"por ter estado ausente das sessões de treino sem justificar\".

De resto, aguarda-se com expectativa o despique entre atletas do Petro de Luanda e 1º de Agosto nas disciplinas técnicas, como corridas com barreiras, saltos e lançamentos previstos para a primeira jornada. 

Estão ainda previstas para a primeira jornada corridas de 100, 400, 1500 metros; além das estafetas 4X400.

Amanhã a segunda jornada tem agendada estafetas de 4X100, lançamentos de dardo e disco; triplo salto, e corridas de 200, 800, 3000 e 5000 metros.

A taça nacional vai ser disputada apenas por equipas de Luanda, e a Escola Dibondo Abrão do Bengo, até ao principio da tarde de ontem, nenhuma equipa de outra província tinha confirmado presença na prova.