Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Escassez de verbas reduz comitiva angolana no Egipto

Rosa Napoleo - 03 de Março, 2020

Ginstica angolana tem tido excelentes prestaes a nvel continental

Fotografia: Edies Novembro

A lista da convocatória dos ginastas para o 15ª Campeonato Africano de Ginástica rítmica e aeróbica, a decorrer de 10 a 15 deste mês, no Egipto, ficou reduzida por falta de meios financeiros para a compra dos bilhetes de passagem.
Nguesa Campos, secretária-geral da federação da modalidade, disse ao nosso jornal que houve necessidade de se reduzir o grupo.
“Tínhamos previsto levar o conjunto de juniores da ginástica rítmica, assim como o ginastas da aeróbica. Neste momento só irão as ginastas do conjunto sénior da rítmica. Algumas delas terão a missão de competir também na prova da aeróbica”, assegurou. 
A responsável da Federação Angolana de Nação (FAN) dirigente refere que está difícil congregar os atletas, quando falta de tudo um pouco para a sua acomodação.
“Até ao momento os ginastas permanecem a trabalhar nos respectivos clubes. A ideia era efectuar a primeira etapa de preparação no Centro de Treinamento Especial de Malanje e depois em Portugal, mas já não será possível, visto que se aproxima a data do evento”, acrescentou Nguessa Campos.
Quanto as vertentes artística e de trampolim que estavam igualmente alistadas para a competição africana, trabalham com a indefinição em relação a participação.
Os eventos estão agendados para a Namíbia de 25 a 30 de Março e na África do Sul de 30 de Março a 6 de Abril, respectivamente.
Na lista de convocatória para presente prova restam as ginastas Sofia Higino, Alice Tomais, Florência Missende, Junaira Dundão, Luana Gomes e Elizabeth Mangundo.
O conjunto da rítmica vai seguir viagem com os técnicos Larissa da Silva de nacionalidade brasileira para a rítmica e Agostinho Sungo para a aeróbica.De relembrar que a ginástica nacional já atingiu o topo das classificações a nível de África, sendo o terceiro país no ranking das classificações.