Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Escola Macovi joga torneio em So Tom em Novembro

Joo Francisco - 25 de Outubro, 2018

Preparao dos xadrezistas prossegue de forma animada

Fotografia: Dombela Bernardo| Edies Novembro

Por ocasião do primeiro aniversário da Academia de xadrez Invictus na República Democrática de São Tomé e Príncipe, a Escola Macovi, pioneira na massificação do Xadrez, foi convidada a participar nas festividades desportivas alusivas a efeméride daquela instituição, que se realizam naquele país irmão de 8 a 11 de Novembro próximo.
Segundo fontes próximas da agremiação angolana que tivemos acesso, além do calendário do evento desportivo que será remetido oportunamente , incluirão no programa um workshop e actividades de carácter social e cultural.
O antigo presidente da Federação São-tomense de Xadrez, agora responsável da Invictus -Academia de Xadrez da rua Caixa\", informara a sua congénere angolana os procedimentos sobre as demarches de reservas de hotel e do regulamento do torneio de xadrez.
Em resposta, a Escola Macovi confirmou a sua participação com uma delegação composta por catorze (14) elementos, chefiada por Carlos Frades, director Técnico da Federação Angolana de Xadrez (FAX).
Fazem ainda parte da delegação, os agentes desportivos do xadrez, Abraão dos Reis- ex Secretário Geral da FAX, Mário Neves- ex membro da Comissão Técnica da FAX, actualmente com residência profissional em Benguela.
A Selecção de Xadrez da Macovi integra o treinador José Fernando João (secretário-geral do Clube), a responsável pelas jogadoras femininas, Isabel Simão, o árbitro Vander Velde Manuel, o psicólogo, Aires Delgado e as xadrezistas, Joana Constantino, Olga Costa-campeã sub 16, Grinaldo Santos, campeão sub 16, Carlos Manuel- Vice-campeão sub 12, Bruno da Costa, campeão sub 12, Figueiredo Júnior - Mestre FIDE, José Borges - campeão nacional Júnior.
Pelo \"reforço\" que está sujeito a delegação da Macovi, com integração de outras valências afectas às modalidades, fonte próxima da delegação, assegurou que acima das relações de amizade que norteiam as instituições dos dois país, estará em perspectiva a \"assinatura\" de vários protocolos de cooperação desportiva.