Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Escola de Viana projecta Grande Prmio Calumbo

01 de Fevereiro, 2020

Jovens motoqueiros vo animar localidade ribeirinha do kwanza

Fotografia: Edies Novembro

Já fervilha em Viana os roncares de motores. A Escola de Motocross de Viana e a Administração da Comuna de Calumbo trabalham para a realização da primeira edição do Grande Prémio Calumbo no dia 13 de Abril em alusão às festas daquela circunscrição administrativa de Viana.
No quadro das actividades desportivas e culturais, os técnicos das duas instituições viabilizam a construção do circuito de Calumbo nas proximidades do Zango-5. As obras devem começar nos próximos dias com o suporte de equipamentos da Administração localm, segundo o Director Geral da Escola de Motocross de Viana, Carlos Moreira.
O responsável sente-se confortado pela garantia dada pela Administração de Calumbo, em particular o Director Comunal para os Desportos, Manuel Bessa, com quem reuniu na passada quinta-feira para passar em revista as preocupações prementes à volta da criação de condições técnicas e administrativas.
Carlos Moreira  assegurou que os trabalhos de construção do circuito começam na segunda quinzena do mês corrente. A pista e as distintas zonas de serviço vão estar prontas para acolher as sessões de treinos até na segunda metade de Março.
A prova, em que vão estar pilotos nacionais e estrangeiros (namibianos) vai servir de "balão de ensaio" para o lançamento da primeira edição do Campeonato Regional de Calumbo, competição que tem como objectivo a promoção de jovens talentosos sem a oportunidade de exibir os atributos técnicos.
Carlos Moreira conta com o apoio do ex-presidente da Associação Provincial de Motocross de Luanda, Carlos Soweto, a quem deverá ser incumbida a direcção técnica do projecto que vai decorrer em paralelo com os Campeonatos Angolano e Provincial.
O ex-campeão provincial mostrou-se "satisfeito" com a proposta feita pela Escola de Motocross de Viana e promete colaborar para que o município continue na senda do desenvolvimento desportivo. Nessa altura, o número de habitantes cresce na Centralidade do Zango-5, o que deixa antever a presença de grande moldura humana no circuito de Calumbo.
"O espaço cedido em substituição da antiga pista do Zango está localizado nas proximidades da centralidade do Zango-5, um local que, de certeza, contará com uma taxa demográfica expressiva e que vai reflectir-se na audiência das competições", perspectivou Carlos Moreira.