Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Escolas de Luanda preparam torneio candengues

Rosa Napole?o - 13 de Julho, 2017

Crianças de diferentes escolas participam no INE -Marista

Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Mais de 17 escolas de judo de Luanda intensificam os treinos para competir na Liga dos Candengues, um torneio do Núcleo Solidário dos Judocas Angolanos, agendado para este sábado e domingo no campo multiuso do INE -Marista. O evento congrega as crianças e os adolescentes dos 5 aos 17 anos de idades.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário-geral da Associação de Judo de Luanda, Júlio Fernandes, assegurou que há a necessidade de dar rodagem competitiva às crianças. As condições técnicas e logísticas do evento estão a ser criadas.
\"Queremos que os mais novos judocas fiquem cada vez mais exercitados para enfrentarem os desafios. Treinam durante muito tempo e nem sempre têm a oportunidade de mostrar o que sabem fazer. Vamos  oferecer um ambiente de festa e de troca de experiência\", disse.
A Liga dos Candengues é disputada nas categorias de -26kg -30kg, -36kg, -42kg, -46kg, -50kg, -56kg,  -60kg,  -66kg e -73 kg. Os primeiros três classificados de cada categoria recebem como prémio medalhas e certificados de participação. O Melhor Atleta do torneio Candengues vai ser distinguido com a quantia de 10 mil kwanzas e certificado de mérito. 
O Núcleo Solidário dos Judocas Angolanos conta com patrocínios de várias instituições privadas como a Facaja, Escola de Judo Uragan, Secretariado do MPLA do Distrito da Maianga e TV Judo Cocha Produções.
É pela primeira vez que Luana acolhe uma prova dedicada aos atletas em formação. A expectativa no seio dos praticantes e das equipas técnicas é grande. Além da avaliação, está também em causa o troféu.