Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Escorpies disputam Open de Portugal

Melo Clemente - 11 de Outubro, 2018

Mesatenistas angolanos voltam a disputar o to prestigiado torneio seis anos depois

Fotografia: | EDIES NOVEMBRO

A formação do Escorpiões da Boa Fé de Viana em ténis de mesa vai representar a Selecção Nacional de juniores masculinos no Open de Portugal, competição a decorrer de 27 a 30 de Novembro próximo, na cidade de Guimarães, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de Manuel Morais, secretário-geral da Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM).
No âmbito da parceria existente entre o órgão reitor da modalidade no país, presidida por Antónia Simão Bernardo Ribeiro, e a direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana, encabeçada por Lúcio Assis, Angola far-se-á representar no magno evento sob a égide da ITTF, organismo que tutela a modalidade no mundo, com o clube adstrito ao município de Viana, mas concretamente do distrito da Estalagem.
Face as dificuldades financeiras que tem assolado a direcção da Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM) em particular, e do país de uma forma geral, obrigou a FATM a prescindir da tão prestigiada competição desde 2012, altura em que a Selecção Nacional participou na aludida competição, pela última vez.
Com a \"mão\" caridosa da direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana, o combinado nacional de juniores masculinos voltará a marcar presença, seis anos depois, numa das competições mais importantes do calendário desportivo da ITTF.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, logo após a reunião de concertação com a direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé, que esteve representado por Francisco Sebastião \"Chicão\" e Carlos Oliveira \"Cacau\", ambos responsáveis do ténis de mesa daquela colectividade, Manuel Morais, secretário-geral da FATM, mostrou-se regozijado com a iniciativa da direcção do clube do município de Viana.
\"Como sabe, a última vez que Angola participou no Open de Portugal, uma prova de grande prestígio da ITTF, foi em 2012. Portanto, estamos a seis anos sem participar nesta prova internacional. Infelizmente, o país foi assolado com uma crise financeira, como resultado da queda do preço do barril petróleo no mercado internacional e, como tal, todas instituições no país foram afectadas, razão pela qual deixamos de marcar presença no Open de Portugal, uma competição que se realiza anualmente. Para a nossa satisfação, a direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana decidiu representar Angola no magno evento, facto que acaba por dignificar os nossos jovens atletas, que a muito não competem em torneios internacionais\", reconheceu Manuel Morais.
Entretanto, a direcção da federação angolana da modalidade está a tratar dos aspectos administrativos, com particular realce para as inscrições dos três atletas da formação do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana, que vão representar a Selecção Nacional no Open de Portugal.
O Open de Portugal será disputado em cadetes e juniores, em ambas as classes, mas Angola far-se-á representar apenas com a selecção de juniores, de acordo com Manuel Morais.
\"Nós vamos competir apenas com uma equipa de juniores masculinos, porque os nossos atletas de cadetes não têm a documentação em dia\", revelou o secretário-geral da Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM).
Para o Open de Portugal, Manuel António Pimenta, seleccionador nacional, convocou três atletas, nomeadamente, Francisco Domingos Macedo Fernandes, Reginaldo Vieira Fernandes e Ivânio de Almeida Cambari Cafala.
Os trabalhos de preparação da Selecção Nacional arrancam na segunda-feira, no Centro de Alto Rendimento, sita no Complexo da Cidadela Desportiva em Luanda.

 

ESCORPIÕES 

E VITÓRIA

RUBRICAM ACORDOS

A direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé de Viana e a direcção do Vitória de Setúbal, vão rubricar um acordo de parceria, na última quinzena de Novembro próximo, a margem da disputa do Open de Portugal.

Para assinatura do referido protocolo, virado essencialmente para a formação de jovens mesatenistas, a direcção do Clube Desportivo Escorpiões da Boa Fé fará deslocar uma comitiva a aquele país do velho continente, chefiada por Lúcio Assis, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto de Francisco Sebastião \"Chicão\", um dos responsáveis máximos do ténis de mesa daquela colectividade.