Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Escuderia Mercedes exibe o novo carro

21 de Janeiro, 2015

A Mercedes anunciou ontem que irá lançar o seu novo carro para a temporada de 2015 em Fevereiro

Fotografia: AFP

A Mercedes anunciou oficialmente na passada segunda-feira que irá lançar o seu novo carro para a temporada de 2015 no dia 1 de Fevereiro, no primeiro dia de testes colectivos da categoria, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.

O modelo F1 W06 Hybrid será exibido pouco antes de ir para a pista pela primeira vez, sendo que a escuderia confirmou também na segunda feira que Nico Rosberg será o primeiro piloto a guiá-lo nesta série de quatro dias seguidos de treinos na Espanha.

Actual vice-campeão mundial, o alemão pilotará nos dias 1 e 3 de Fevereiro, enquanto o inglês Lewis Hamilton, que facturou o título em 2014, assumirá o volante do novo carro nos dias 2 e 4.A Mercedes foi dominante no ano passado na Fórmula 1. Além de ter Hamilton e Rosberg como respectivos campeão e vice-campeão, conquistou com folga o Mundial de Construtores, com 701 pontos, contra 405 da Red Bull, a vice-campeã desta disputa por equipas.

O director desportivo da Mercedes, Toto Wolff exibiu satisfação com o trabalho realizado pela equipa baseada em Brackley para o desenvolvimento do novo carro para uma temporada no qual os modelos da F1 passarão a ser equipados com motor turbo V6, em substituição aos V8 que eram utilizados até a última temporada.

"Este é um período empolgante para nós, pois os nossos esforços colectivos ganham vida neste novo carro", ressaltou o dirigente, enfatizando depois que a Mercedes será o grande "alvo" das outras equipas, as quais ele disse apostar que "estarão competitivas desde a primeira corrida da temporada, em Melbourne".

"Todos em Brackley, Brixworth e Stuttgart colocaram muito empenho na criação da mais nova Flecha de Prata, e agradeço a eles por estes esforços. Estamos animados para ver como ele vai se comportar quando começar a anda", completou Wolff.

Com o carro usado da temporada passada, o F1 W05 Hybrid, a Mercedes acumulou 16 vitórias e 11 dobradinhas com Hamilton e Rosberg nas duas primeiras posições do grid. A primeira prova de 2015 será no dia 15 de Março, data do GP da Austrália.

MUNDIAL
FIA antecipa horários

A FIA anunciou ontem que cinco das 20 provas do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2015 vão ter início mais cedo do que na época passada.
A antecipação das cinco provas, todas fora da Europa, foi, de acordo com a FIA, aprovada pelas cadeias televisivas que vão transmitir as competições.
As provas que vão sofrer alteração de horários são os GP da Austrália, Malásia e China - as três primeiras do calendário -, e ainda os do Japão e Rússia.

A medida pretende também evitar situações como a sucedida em Outubro passado no GP do Japão, que provocou o acidente do piloto francês Jules Bianchi, que continua em coma.

No circuito de Suzuka e depois de o início da prova ter sido adiado devido à chuva, Bianchi perdeu o controlo do carro, saiu da pista e chocou a alta velocidade com um veículo grua que estava a retirar um carro acidentado.
As provas agendadas para o Bahrein, Singapura e Abu Dhabi vão disputar-se à noite, com recurso a iluminação artificial.