Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Espanhol Rafael Nadal cai aos pés de Berdych no torneio da Austrália

28 de Janeiro, 2015

Rafael Nadal continua sem ganhar nas provas de simples da presente época desportiva

Fotografia: AFP

Rafael Nadal caiu ontem nos quartos-de-final do Aberto de Austrália. O tenista espanhol enfrentou o checo Tomas Berdych, que se apresentou muito inspirado, e não pôde evitar a derrota com direito a pneu em três sets. Em duas horas e treze minutos, Rafael Nadal coleccionou as parciais de 2-6, 0-6 e 6/7 (5-5).
A vitória de Tomas

Berdych interrompe a sequência de 17 vitórias consecutivas do espanhol no histórico dos jogos entre os tenistas e apura-o para as meias-finais do Aberto da Austrália. Na próxima fase, Tomas Berdych vai defrontar o vencedor do encontro entre o britânico Andy Murray e a nova sensação australiana, Nick Kyrgios, de 19 anos, por uma vaga na grande final do primeiro torneio de Grand Slam do ano.

O terceiro e último set foi o mais equilibrado, com os dois tenistas a confirmar os seus saques. Rafael Nadal mostrou melhoria no seu desempenho na quadra e chegou a ter duas oportunidades de quebrar o serviço de Berdych, mas não teve sucesso.

No fim, o tenista espanhol chegou a salvar dois "match points" de Berdych, levou o jogo para o "tie-break", mas foi vencido pelo atleta da República Checa por sete a cinco. Vencedor em 2009, Rafael Nadal viu adiado o sonho por mais um título em Melbourne.

MAKAROVA
ELIMINA HALEP

A russa Ekaterina Makarova utilizou bem as suas oportunidades para se classificar para a meia-final de simples de um Grand Slam pela segunda vez consecutiva.

A tenista aproveitou a fraca actuação da romena Simona Halep para vencer por dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/0, em apenas uma hora e nove minutos de partida.Makarova foi meia-finalista também do Aberto dos Estados Unidos dos América, último Grand Slam da época passada. Na ocasião, caiu diante da norte-americana Serena Williams, que posteriormente conquistou o título ao derrotar na final a dinamarquesa Caroline Wozniacki.

Na campanha nos Estados Unidos, a tenista russa deixou pelo caminho tenistas consideradas favoritas à disputa do troféu, como a canadense Eugenie Bouchard e a bielorrussa Victoria Azarenka. Ontem, em Melbourne, fez o mesmo para chegar à meia-final do Aberto da Austrália, ao derrotar Halep, terceira classificada do ranking mundial.

A romena era apontada como favorita para o jogo e uma das principais ameaças ao domínio de Serena Williams no circuito profissional, mas não conseguiu apresentar diante de Makarova o jogo que a tornou uma das principais atletas do mundo. Com muitos erros, sofreu duas quebras de serviço no início do primeiro set e só começou a equilibrar as acções. quando perdia a parcial por 0/3. Não teve tempo de reagir e foi derrotada por 6/4.

No segundo set, esteve ainda pior. Sem consistência no fundo de quadra, mal acompanhou o ritmo de jogo imposto por Makarova. Só acertava com frequência as largadinhas, que temporariamente causaram problemas à adversária.

A russa só precisou neutralizar esta arma da romena para garantir uma vitória sem sustos. Na meia-final do Aberto da Austrália, a russa Ekaterina Makarova enfrenta a russa Maria Sharapova, que bateu a canadense Eugenie Bouchard.