Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Esperança Caxita fecha com derrota

Álvaro Alexandre - 01 de Outubro, 2014

Esperança Caxita fecha com derrota

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita  despediu-se com derrota no Campeonato Mundial da Juventude, prova que decorreu no Centro de Convenções  Internacional do  Kwa-Zulu Natal, em Durban, perdeu  para a Dilyara Albekova, do Cazaquistão.
O facto de movimentar as peças negras acabou por ser fatal para a Esperança Caxita, campeã africana. Dilyara Albekova criou uma solução táctica, que imobilizou as iniciativas de ataque ensaiadas pela xadrezista angolana.

Apesar do desaire, a campeã africana de sub-16 melhorou a sua classificação, saiu do 45º lugar para a 40º posto, com 5,5 pontos.
A prova contou com a participação de 84 xadrezistas e a vencedora foi a MF Laura Unuk, da Eslovénia, que totalizou nove pontos em 11 possíveis.

SUB-12
A atleta Luzia Pires, da Selecção Nacional de sub-12, derrotou ontem, a sul-africana Dayaan, na XI e última ronda do Campeonato Mundial da Juventude. A xadrezista angolana  trás na bagagem a 42ª posição com 5,5 pontos.

SUB-18
 Maria Domingos, da Selecção Nacional sub-18, derrotou na última ronda  Clarise  Koh (Austrália).
Maria Domingos quedou-se na 39ª posição, com  cinco  pontos
 A GM Dinara Saduakassova (Cazaquistão) venceu  Dharia Parnali (Índia), MF Filiz Osmanodja (Alemanha) derrotou  MI Paula Rodriguez Rueda (Colombia), MF Polina Rodionova (Russia) perdeu com  MF   Yiyi Xiao, Xiaoyi Ren (China) perdeu com  Adela Velikic (Sérvia).