Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Esperança Caxita bate argelina

Álvaro Alexandre - 24 de Setembro, 2014

A competição é comandada pela MF Jennifer Yu (Estados Unidos da América) e Nutakki Priyanka (Índia) com quatro pontos cada uma.

Fotografia: JAIMAGENS

A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita, da Selecção Nacional de Sub-16, somou, ontem, no Centro Internacional de Convenções do Kwazulu Natal, na cidade sul-africana de Durban, a segunda vitória no Campeonato Mundial da Juventude. A vitória sorriu diante da Candidata a Mestre, a argelina Guadalupe Besso.

Com a vitória, a MI Esperança Caxita soma 2,5 pontos e subiu mais de 17 lugares na tabela de classificação. Agora, a angolana consta entre as 30 melhores da competição mundial. O empate dominou as partidas que opôs as primeiras classificadas do campeonato mundial de sub-16.

A Mestre Fide (MF) Cecile Haussernot (França) empatou com Krisztina Gal Hanna (Hungria), MF M. Mahalakshmi (Índia) empatou com a MF Bakhora Abdusattorova (Uzbequistão) e Lanlin Zhang (China) com a MF Stavroula Tsolakidou (Grécia).

SUB-18
A CM angolana Maria Domingos somou o segundo ponto em partida que defrontou a Mozah Al-Moaamari, dos Emiratos Árabes Unidos. A jogar de peças negras, Maria Domingos "assaltou" o ataque a meio do jogo, quando a adversária não resistiu a pressão de cavalos. Na intenção de se defender, Mozah Al-Moaamari pecou nos lances e cedeu no final ante o forte ataque da CM angolana.

Com a vitória, CM Maria Domingos subiu 16 lugares da tabela de classificação. Agora, a angolana ocupa a 38ª posição com dois pontos.
Hoje, para quinta jornada, a CM Maria Domingos recebe, às 10h00, no Centro Internacional de Convenções de KwaZulu Natal, a polaca Angelika Dziodzio.

À entrada da quinta jornada, a GM Dinara Saduakassova (Cazaquistão) e MI Filiz Osmanodja (Alemanha) lideram a tabela de classificação com quatro pontos em igual número de partidas.

SUB-12
A MF Noa Saxon Gardiner, da África do Sul, não teve capacidade para evitar a derrota diante da angolana Luzia Pires. A partida disputada no 24º tabuleiro contou para a quarta ronda do Mundial da Juventude. Galvanizada com o triunfo, Luzia Pires volta hoje aos tabuleiros para defrontar Amal Fadel Alshamsi, dos Emiratos Árabes Unidos, em partida da quinta jornada.

Em função da vitória, Luzia Pires ocupa agora a 43ª posição com dois pontos. A competição é comandada pela MF Jennifer Yu (Estados Unidos da América) e Nutakki Priyanka (Índia) com quatro pontos cada uma.