Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Esperana Caxito chega amanh com o ttulo de campe africana

Joo Francisco - 02 de Fevereiro, 2014

Esperana Manuel Caxito a primeira angolana com o ttulo de Mestre Internacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

A primeira Mestre Internacional feminina angolana, Esperança Caxito, de 15 anos de idade, regressa amanhã a Luanda, às 2h00, com a medalha de ouro na bagagem. A atleta da Escola Macovi sagrou-se campeã africana na prova disputada na Argélia e a direcção do clube promete recebê-la com muito carinho e apoteose.

Marceiano Correia Victor, presidente da Escola Macovi, prometeu fazer-se presente no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro acompanhado de colegas da mais nova Mestre Internacional angolana.Na primeira reacção, o presidente da Federação Angolana de Xadrez, Aguinaldo Jaime, congratulou-se com o feito alcançado pela jovem atleta e valoriza o trabalho desempenhado nas escolas especializadas em prol do desenvolvimento e preservação da modalidade, particularizando a Escola Macovi. Face ao feito de Esperança Caxito, o dirigente desportivo prometeu oferecer-lhe um computador portátil.

CURRÍCULO
DE ESPERANÇA

O gosto pela modalidade nasceu em 2010, quando Esperança Caxito passeava nos arredores do parque Augusto Ngangula, no Bairro Neves Bendinha.

A entrada e saída de crianças de uma das salas do imóvel situado no parque chamou-lhe a atenção. Esperança Caxito apossou-se de curiosidade que a levou aos tabuleiros. Várias meninas mexiam “peças estranhas” e no seu íntimo cresceu a vontade de fazer o mesmo. A nova rainha do xadrez africano, Esperança Caxito, integrou a selecção olímpica de xadrez, que representou o país na Olimpíada de Istambul, Turquia, em 2012, dois anos depois de abraçar a modalidade.

Nesse mesmo ano, sagrou-se campeã nacional de juvenis, na cidade de Malanje.Um ano antes, representou o país nos campeonatos africanos de jovens realizado em Pretória, África do Sul. Em 2011, foi a quinta classificada do campeonato nacional de juvenis. A estreia em competições internacionais teve lugar em 2010, quando tomou contacto pela primeira vez com a modalidade. Na prova nacional, Esperança Caxito foi a sétima classificada e foi a Lusaka, Zâmbia, em nome de Angola nos campeonatos africanos de jovens.

Esperança Caxito havia revelado que se inspira na ex-colega Sony Rosalina para obter melhores resultados. “Ela joga bem e é a melhor jogadora do país”, disse com modéstia.

 

PERFIL
Dados pessoais


Nome: Esperança Manuel Caxito
Filiação: Manassa Caxito e Cecília Sumbula
Data de nascimento: 14 de Abril de 1999
Local de nascimento: Cafunfo
Província: Lunda Norte
Irmãos: Três
Altura: 1,57 m
Peso: 42 kg
Filmes: Acção
Calçado: 34
Hobby: Jogar xadrez
Música: House
Cor: Vermelha
Mente: Às vezes
Religião: Testemunha de Jeová