Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estádio Nacional da Tundavala recebe pista de tartan

Gaudêncio Hamelay- Lubango - 05 de Março, 2014

Governador da Huíla assumiu a responsabilidade de adquirir o material

Fotografia: Jornal dos Desportos

O governador da Província da Huíla, João Marcelino Tyipinge, assumiu a responsabilidade de colocar a pista de tartan no Estádio Nacional de Tundavala, na segunda fase de conclusão do empreendimento erguido em 2009 para acolher a série D do Campeonato Africano das Nações em Futebol.

A revelação foi feita por Gonçalves Muandumba, ministro da Juventude e Desportos, no final do jogo entre o Desportivo da Huíla e o Club Atlhetic Bizartin, realizado na cidade de Lubango, na último domingo.

O governante angolano assegurou que para a concretização da acção foi analisada a possibilidade de se começar a concluir o projecto daquele Estádio Nacional num encontro mantido com o governador provincial da Huíla. O Ministério da Juventude e Desportos vai contribuir e colaborar para que o país tenha uma pista de tartan.

“Com o governador da Província da Huíla analisámos a possibilidade de começar a completar o projecto do Estádio. Falta colocar a pista de tartan.

Fico feliz, porque o governador da Província assumiu essa responsabilidade e o Ministério da Juventude e Desportos vai apenas apoiar e participar”, afirmou.A colocação da pista de tartã no Estádio Nacional da Tundavala vai permitir retomar o projecto da Confederação Africana de Atletismo que se consubstancia na criação de um Centro de Treino de Alto Rendimento na Província da Huíla.

O ministro Muandumba sublinhou que o desporto de alto rendimento vai ter uma melhor base de selecção para tornar o país numa das grandes potências do desporto em África. Para o efeito, Muandumba pretende que outros equipamentos estejam mais funcionais à volta dos estádios construídos no âmbito do CAN 2010, nas províncias de Benguela, Luanda e Cabinda.

“Queremos aproveitar todas as belíssimas infra-estruturas como a restauração, vamos optimizar os espaços do Estádio Nacional da Tundavala e de outros construídos noutras províncias no âmbito do CAN 2010”, disse.

O governador provincial da Huíla assegurou trabalhar na criação de condições para a efectivação da pista de tartan no Estádio Nacional da Tundavala.
João Marcelino Tyipinge ressaltou que a Huíla é uma província ideal para se apostar na formação de novos valores para o atletismo devido à sua altitude e clima favorável à prática de qualquer tipo de desporto.