Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estgio regional termina com graduaes

Rosa Napeleo - 05 de Agosto, 2019

Os prelectores ensinaram as tcnicas de kyon, kumit, kata heian, shodan, nidan, sandan, godan, regras de tekki shodan, kata bassai dai, kanku dai, kata jion, empi e kyu e dan.

Fotografia: Mota Ambrsio | Jornal dos Desportos

O taekwondo nacional conta agora com treinadores mais capacitados. Um total de 104 técnicos participaram com êxito no estágio técnico nacional que decorreu no Huambo e teve a duração de três dias. Catorze por cento foram congratulados com distintas graduações. O Secretário Geral da federação, Carlos Luanda, enalteceu o empenho dos formandos que apareceram em massa e se mantiveram dedicados. \"Foi um estágio proveitoso. Abordou-se sobre vários temas importantes, trocou-se opiniões, ideias e efectuámos, igualmente, a parte técnica com treinos no tapete. Pelo resultado final, posso afirmar que temos técnicos melhor preparados para encarar os desafios\", disse. O terceiro e o último dia do estágio foi dedicado às aulas de arbitragem e às graduações. Dos 104 alunos, apenas 20 foram congratulados com as distintas graduações. 
O dirigente lamenta o facto de terem aparecido no estágio poucos formandos do sexo feminino. \"Ainda temos muito trabalho para fazer no que toca à classe feminina. Existem pouquíssimas senhoras a apitar e a treinar a modalidade. É necessário mais incentivo\", frisou. Carlos Luanda disse ainda que a instituição já programou a próxima acção formativa a acontecer em Luanda. O evento é destinado apenas para as províncias da região Norte. \"O nosso objectivo é dar oportunidade a todos os treinadores em todo o país\", explicou. Participaram no estágio do Huambo, os treinadores das províncias de Luanda, Benguela, Cuando Cubango, Bié, Namibe e locais. Como prelectores estiveram João Silva (director técnico federativo), Félix Ferreira (presidente de direcção da Federação), Carlos Luanda (secretário-geral da Federação) e Xequimona Costa (sensei do 4º Dan). Os prelectores ensinaram as técnicas de kyon, kumité, kata heian, shodan, nidan, sandan, godan, regras de tekki shodan, kata bassai dai, kanku dai, kata jion, empi e kyu e dan.