Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estreia de luxo no Interclube

Gaud?ncio Hamelay - Lubango - 26 de Julho, 2017

Campeão almeja conquistar troféus

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

O Interclube faz estrear na 36ª edição do campeonato nacional de atletismo de pista da categoria sénior, a ser disputada no próximo sábado e domingo, no Estádio dos Coqueiros, duas grandes promessas da especialidade de meio fundo e fundo. Jeremias Candumbo e David Elias participam das provas de três, de cinco e de dez mil metros. O primeiro é a revelação da época 2017. O atleta da categoria júnior é a principal surpresa na lista de convocados, enquanto Elias nunca havia participado da competição.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Augusto Diogo \"Seco\" justificou que a direcção técnica aposta nos atletas com performances competitivas notáveis. A entrega do grupo eleito, em particular a de Jeremias Candumbo e de David Elias, \"foi positiva\" durante a fase de observação. Os bons resultados obtidos nas provas de estrada dão garantias ao clube da Polícia Nacional revalidar os títulos.

\"O Interclube é o papão da especialidade de fundo e meio fundo em Angola. Nos campeonatos nacionais de pista, a maior parte de atletas eleitos vão disputar provas de fundo. Espero fazer uma participação condigna na competição\", disse.

Do lote de oito atletas em preparação, apenas cinco vão seguir viagem para Luanda. Além de Jeremias Candumbo e David Elias, o treinador leva também Adelino Tchiconde, Ernestina Paulino e Alda Paulo.
A escolha dos cinco atletas não foi aleatória. Augusto Diogo esclareceu que os eleitos tiveram de se empenhar a fundo nas provas realizadas no Lubango. A mais recente, a quarta jornada dos campeonatos provinciais, ditou os indicadores.

\"Cada atleta teve de se empenhar para lograr um lugar no grupo de escolhidos. Os indicadores recolhidos nas provas locais indiciam as suas prestações  no campeonato nacional de atletismo de pista\", justificou.

Para a obtenção de título, as provas de velocidade de 200m e 400m  vão contar com Alda Paulo. Adelino Paulo disputa a prova de 800m e 1500m. David Elias estreia-se nas provas de três mil e de 10 mil metros e a revelação da época, Jeremias Candumbo, estreia-se nas provas de cinco mil metros e de 10 mil metros. A veterana Ernestina Paulino vai mostrar-se mais uma vez como a rainha do atletismo nas provas de fundo. A multicampeã vai disputar as provas de cinco mil metros e de 10 mil metros.

No seio da colectividade da equipa da Polícia Nacional está previsto a arrecadação de maior número de medalhas. Das dez participações, o Interclube pretende levar à Galeria de troféus do Rocha Pinto nove medalhas de ouro e uma de prata. Espera-se um \"grande despique\" na prova de 10 mil metros entre os estreantes Jeremias Candumbo e David Elias.

Augusto Diogo tranquiliza a massa associativa do clube do eixo viário: \"Os sócios e os adeptos podem estar calmos, pois a conquista de troféus é uma garantia absoluta; tenho a melhor nata de atletas de meio fundo e de fundo do país\".

Nos últimos anos, o Interclube supera o 1ºde Agosto e o Petro de Luanda nas principais competições domésticas.
 JAMBA sport

APOSTA EM TALENTOS
A melhoria de marcas pessoais é o objectivo definido por Manuel António, proprietário do Clube de Treinamento da Assessoria Desportiva Manuel Jamba Sport no campeonato nacional de pista a decorrer no próximo fim de semana em Luanda. A equipa mais jovem da província da Huila vai fazer-se presente com um grupo de três atletas que despontam na especialidade de meio fundo.
Manuel António seleccionou Ernesto Manuel, Zacarias Jaime e Cristina Vieira. O primeiro vai disputar as provas de 400m e 800m, o segundo corre nos três mil e nos dez mil metros e a última participa das provas de 400m e 800m.

Manuel António justificou que Ernesto Manuel é um jovem promissor que começa a atingir o píncaro em pouco tempo de preparação. A direcção do clube foi surpreendida pelo nível de desenvolvimento do atleta de 16 anos de idade. Na prova de 400m, Ernesto Manuel corre em 50 segundos, três a mais da média internacional. O tempo agrada a direcção da equipa.

\"São promessas para Angola. Ernesto Manuel vai a Luanda para melhorar a marca pessoal em algumas milésimas ou segundos. Zacarias Jaime já foi campeão nacional de juniores e de juvenis com marcas excelentes. Há garantias de boa participação na competição\", disse.

Manuel António assegurou que nos próximos tempos a equipa vai trabalhar no fortalecimento da massa muscular de Ernesto Manuel. A especialidade de 400m \"requer muita dedicação para aumentar os músculos, força e velocidade\".