Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estrelas confirmam presena no ATP Cup

16 de Setembro, 2019

Cada pas ter cinco jogadores disponveis para a disputa, que ser feita em duas partidas de simples e uma de duplas

Fotografia: DR

A ATP Tour anunciou, na última sexta-feira, boa parte dos países que estarão na disputa da edição inaugural da ATP Cup, a sua competição por países. Ao todo, 19 das 24 nações já estão definidas, com destaque para as presenças de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, representantes de Suíça, Espanha e Sérvia, respectivamente.
Todos os tenistas do top 10 confirmaram presença no evento, que vai acontecer entre os dias 3 e 12 de Janeiro de 2020 em três cidades australianas (Brisbane, Perth e Sydney). Assim, os russos Daniil Medvedev e Karen Khachanov, o austríaco Dominic Thiem e o alemão Alexander Zverev estão entre os nomes garantidos. O britânico Andy Murray representará a Grã-Betanha, utilizando o seu ranking protegido.
\"Estamos muito satisfeitos em ver um elenco de jogadores tão repleto de estrelas, se alinhando para a edição inaugural da ATP Cup\", iniciou Chris Kermode, Presidente da ATP. Kermode também ressaltou que tanto o trabalho junto com a Tennis Austrália, quanto a data escolhida foram motivadores para o sucesso do evento. \"O anúncio de hoje é uma confirmação disso. Ter os melhores jogadores competindo neste novo evento global é fundamental e a ATP Cup parece pronta, para iniciar a temporada do circuito em grande estilo em 2020\".
A ATP Cup reunirá 24 nações, divididos em 4 grupos de seis, que serão sorteados hoje (segunda-feira ). Cada país terá cinco jogadores disponíveis para a disputa, que será feita em duas partidas de simples e uma de duplas. Os dois melhores de cada grupo avançam para as fases do mata-mata, que começam a partir dos quartos-de-final.
O critério de entrada das equipas é a posição do ranking do melhor tenista de cada país. Serão distribuídos 15 milhões de dólares em premiação no total e 750 pontos para os vencedores.