Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estrelas correm no Brasil

26 de Dezembro, 2014

A disputa deste ano está repleta de atletas com títulos e que prometem muito equilíbrio

Fotografia: AFP

Se depender da qualidade dos atletas que participarão da 90ª Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de Dezembro, a edição será a melhor de todos os tempos. Mais quatro nomes de peso no segmento de corridas de rua estarão na prova, considerada a mais importante da América Latina.

São eles os quenianos Maurine Kipchumba, campeã da prova em 2012, Stanley Biwott, vencedor da Maratona de São Paulo em 2013, Stanley Koech, campeão da Maratona de São Paulo em 2010, e a etíope Netsanet Kebede, vice-campeã da São Silvestre no ano passado. Como se vê, a disputa deste ano estará repleta de atletas com títulos e que prometem muito equilíbrio.

A programação de horários de largadas no dia 31 de Dezembro, na Avenida Paulista, em São Paulo, começa às 7h45. O pelotão de elite feminino terá a largada às 8h40. Logo em seguida, às 9 horas, será a vez do pelotão de elite masculino, pelotão especial (masculino e feminino), atletas em geral e com outras deficiências.

Maurine Kipchumba tem competido bastante no país nos últimos anos. Em 2012, além da São Silvestre, venceu a Volta Internacional da Pampulha. No ano seguinte, repetiu o topo do Pódio na Pampulha, venceu a Corrida Eu Atleta 10K Rio e foi vice na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A sua presença faz com que a prova deste ano reúna, nada menos, que as três últimas vencedoras - Priscah Jeptoo (11), Maurine (12) e Nancy Kipron (13).

Outra atracção no feminino será a vice-campeã de 2013. A etíope Netsanet Kebede é mais um nome forte que estará no pelotão de Elite, sem dúvida como uma das favoritas ao título. Em 2013 ela venceu a Coca-Cola Race Series, a Great Ethiopean Run, com 10k, no tempo de 33min23seg, e terminou o ano como segunda mais bem colocada da São Silvestre.

Em masculinos, Stanley Koech traz  na bagagem o título de campeão da Maratona de São Paulo no ano passado, quando também ficou com o quarto lugar na Meia Maratona Internacional de São Paulo e foi terceiro colocado na Corrida de São Silvestre. A temporada 2014 começou bem para o atleta, que retornou à Capital Paulista para vencer a Meia Maratona Internacional da cidade. Já o seu "xará" Stanley Biwott tem no currículo o título da Maratona Internacional de São Paulo.

Retirada do Kit
A retirada do kit e do chip acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro das 9h00 às 19h00, e no dia 30 de Dezembro, das 9h00 às 16h00, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida - Rua Manoel da Nóbrega, 1361, em São Paulo. O atleta deverá comparecer pessoalmente, uma vez que não haverá entrega de kits para terceiros. Vale lembrar que também não serão entregues kits no dia da prova e nem após a mesma.

A organização pede a todos os atletas de São Paulo que antecipem a retirada para os dias 27, 28 e 29, evitando a grande concentração de público do dia 30, quando chegam os competidores de outros Estados.