Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estrelas desembarcam hoje em Luanda

Silva Cacuti - 03 de Setembro, 2015

Atletas convidados vão ser apresentados em conferência de imprensa na próxima sexta-feira numa das unidades hoteleiras da cidade de Luanda

Fotografia: AFP

Os corredores internacionais convidados para a III edição da Meia-Maratona Cidade de Luanda, que sai à rua, no próximo domingo, sob chancela da MRD Investiments, começam a chegar hoje ao país. Os primeiros cinco atletas chegam às 12h30. Do grupo, o destaque recai para a recordista mundial da distância, Florence Kiplagat, do Quénia, e o seu compatriota Dennis Kimeto, recordista mundial da maratona. Os dois quenianos constituem nas principais referências da prova internacional de Luanda. A organização augura juntar cerca de 10 mil corredores.

Com os recordistas chegam também dois corredores eritreus e outro queniano.Amanhã, está prevista a chegada do grosso de corredores que, além de quenianos e etíopes, é engrossado por marroquinos, ucranianos, russos, ugandeses, polacos e portugueses. Estão confirmados os quenianos vencedores da edição passada, Sammy Kitwara (masculino) e Eunice Kirwa (feminino). Amanhã, a organização apresenta os atletas convidados e o balanço do processo de inscrições, em conferência de imprensa marcada para as 16h00, no Hotel Trópico.

A prova vai ser disputada em duas distâncias. A primeira de seis quilómetros, correspondente à mini maratona das famílias, e a prova principal que tem um percurso de 21 quilómetros. A organização encerra as inscrições para a prova no sábado. Quanto aos prémios, a prova vai oferecer valores monetários do 1º ao 15º classificado da tabela geral. Em função das marcas a serem alcançadas, variam entre 18 mil a 500 dólares norte-americanos.

Uma sub-tabela exclusiva a atletas angolanos define valores em kwanzas de 300, 200 e 100 mil para os três primeiros classificados. Aos atletas paralímpicos estão previstos prémios de 100, 75 e 50 mil kwanzas.O percurso da Meia Maratona Internacional de Luanda tem partida nas imediações do Ministério do Interior, corre toda a marginal no sentido Ilha de Luanda, faz retorno no ponto final e retorna até próximo da partida, após passar pelo largo do Porto de Luanda.

Velocista Merrit
recebe rim da irmã


Uma semana após conquistar a medalha de bronze no campeonato mundial de atletismo, Aries Merrit passou por um transplante de rim na última terça-feira. Um dia depois da cirurgia, o atleta apareceu a circular pelo hospital.Recordista mundial e campeão olímpico dos 110m com barreiras, Aries Merritt descobriu há dois anos uma doença genética que prejudicava o funcionamento do seu rim. Recebeu o órgão da sua irmã na última terça-feira.Nas imagens divulgadas, Aries Merrit aparece sorridente, após a cirurgia ter sido bem sucedida. Também apareceu a andar pelo hospital na companhia de uma enfermeira. Merritt disse estar apenas com 75 por cento da sua capacidade física, depois de conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial.