Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estudantes de Luanda participam no VoleiBlue

09 de Agosto, 2014

Estudantes do município de Viana voltam a estar inseridos num projecto de massificação

Fotografia: José Cola

O coordenador do projecto, André Pereira, disse que a acção visa promover a prática do voleibol escolar e para esta edição vai contar com estudantes das escolas Paiva (Luanda-Sul), Rainha (Luanda-Sul),1075 (Zango), Escola 5095 (Zango), Escola 2002 (Kilamba), Escola Oito (Quinaxixe), 1º de Maio e Escola 1015 (Morro Bento).

André Pereira adiantou  que participam também equipas-formadores de voleibol do Interclube de Angola, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Progresso e MPA.

"O VoleiBlue é uma iniciativa que há um ano tem permitido a centenas de crianças aprenderem os fundamentos do voleibol nas respectivas escolas." Inserido na política de Responsabilidade Social da Refriango e contando com o apoio do Ministério da Educação e Acção Social e da Federação Angolana de Voleibol, o VoleiBlue tem como objectivo implementar a prática do Voleibol em quatro escolas do Município de Viana.

Os alunos, dos seis aos 17 anos, têm treinos semanais leccionados por uma equipa de formação composta por estagiários da Licenciatura em Desporto da Universidade Jean Piaget e da Universidade Metodista.

Os estudantes que se destacarem na prática deste desporto têm a oportunidade de levar a formação mais além e estagiar na Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, na Ilha Terceira, nos Açores.

As escolas abrangidas por este projecto foram reabilitadas pela Refriango através de obras de melhoramento dos campos desportivos, pintura das infra-estruturas e limpeza dos espaços envolventes.


ESTE MÊS
Huila acolhe 
voleibol de praia


A Associação Provincial de Voleibol da Huíla trabalha na finalização dos aspectos técnicos e organizativos para acolher, de 23 a 24 deste mês, a etapa Nacional do Circuito de Voleibol de Praia, no âmbito da XXVIII edição das Festas de Nossa Senhora do Monte que decorrem até ao próximo dia 31.
Henriques Gamas, secretário-geral da Associação de Voleibol da Huíla, disse ao Jornal dos Desportos que os preparativos da competição estão a decorrer sem sobressaltos.

 Este ano a prova vai contar com a participação de uma dupla da Namíbia.  O recinto da tourada de Nossa Senhora do Monte, onde vão decorrer os jogos, sofreu melhorias nas pinturas, colocação de mais areia e marcação de duas quadras.

Confirmaram já a participação  60 atletas de ambos os sexos em representação das províncias da Huíla,  Luanda, Benguela, Namibe, Cuanza Sul e Bié.

“Os preparativos estão a decorrer da melhor forma. Nesta altura, a estamos a finalizar os aspectos técnicos para acolhermos a etapa nacional do circuito de voleibol de praia em ambos os sexos. Esta edição é de carácter internacional, pois temos a participação de uma dupla da Namíbia, o que pressupõe-se que vai ser melhor em relação aos anos anteriores”, disse Henriques Gamas.

O secretário-geral da Associação de Voleibol da Huíla concluiu que a organização tem asseguradas   condições de alojamento, transporte  e médico-medicamentosa para todos os participantes.
.