Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Europeu classifica equipa para Rio

08 de Dezembro, 2014

Os últimos cinco campeões Olímpicos do andebol feminino são europeus. E será justamente do “Velho Continente”, berço e potência do desporto, que vai dar o primeiro classificado para os Jogos Olímpicos do Rio'2016.

A Croácia e a Hungria acolhem desde ontem as 16 melhores selecções do continente europeu, o último torneio classificativo do ano para os Jogos do Rio'2016. No dia 21 do corrente, vai conhecer-se o campeão, que se junta ao Brasil, actual campeã mundial e país sede.

Das dez edições Olímpicas que tiveram disputas femininas de andebol, apenas em Seul'1988 e Barcelona'1992, a hegemonia europeia foi quebrada, com títulos consecutivos da Coreia do Sul. Dinamarca, com três títulos, Noruega e União Soviética, com dois, e Iugoslávia, com um, levaram o ouro Olímpico à Europa.

Dona da medalha de ouro, em Beijing'2008 e Londres'2012, a Noruega chegou à competição disposta a voltar ao topo do pódio no continente, após ver a sua série de quatro títulos europeus consecutivos interrompida na edição de 2012, vencida por Montenegro. Quinta colocada no campeonato mundial de 2013, a Noruega mira na classificação para os Jogos Rio 2016.

Actual campeã europeia e vice-campeã Olímpica, a selecção de Montenegro quer deixar para trás os maus resultados obtidos durante a preparação para o campeonato europeu. A equipa foi derrotado duas vezes pela Croácia e espera recuperar o seu melhor ritmo. Rival montenegrina na estreia, a selecção sérvia, por outro lado, vive uma fase de crescimento desde a chegada do técnico Sasa Boskovic, em 2011.