Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ex-andebolistas em destaque

21 de Novembro, 2014

Gala da Mulher e Desporto reconheceu os feitos de antigas atletas que deram o melhor de si em prol do desporto nacional e do país

Fotografia: M. Machangongo

A terceira edição da gala Mulher e Desportos promovida pelo Comité Olímpico Angolano (COA), na noite de quarta-feira, no Palmeiras Club, em Luanda, acabou por distinguir três figuras ligadas ao andebol, uma das modalidades mais ganhadoras do historial do desporto angolano.

A gala, presenciada pelo ministro da Juventude e Desporto foi abrilhantada por alguns dos principais nomes da praça cultural angolana.
Palmira Barbosa (ex-capitã da selecção nacional), Graça Bandeira (ex-jogadora do Petro de Luanda) e Teresa Ulundo (ex-jogadora da ENANA de Luanda) foram as galardoadas nas três categorias em competição.

A gala foi corporizada pelas categorias A (Entidades de outros estratos) em que foi consagrada Graça Bandeira, actual fisioterapeuta da equipa sénior masculina de andebol do Petro de Luanda, campeã nacional. Na categoria B ( Mulheres que praticaram desporto com mérito e relevada notoriedade) foi distinguida a ex-jogadora do Petro de Luanda e da Selecção Nacional, Palmira Barbosa. A última categoria, C, (Mulheres que prestaram ou prestam serviços relevantes nas organizações desportivas) distinguiu Teresa Ulundo "Chinha".

No balanço da actividade, António Monteiro "Bambino", secretário-geral do COA, disse que esta terceira edição foi marcada por parcas informações fornecidas pelas candidatas. António Monteiro prometeu melhorias na próxima edição, aprazada para 2016. Gustavo da Conceição, presidente do COA, disse que com a realização da gala a sua instituição "associa-se a um conjunto de iniciativas que decorrem em todo o país para promover a dignidade da mulher desportista e contribuem para que a mulher angolana se afirme e assuma o seu verdadeiro papel na nossa sociedade".