Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ex-atletas do Bié recordam feitos

Jose Chaves e Sérgio V. Dias| Cuito - 30 de Agosto, 2016

Sporting Clube Pertróleos do Bié

Fotografia: Jornal dos Desportos

Antigos atletas de futebol, em masculinos, e de basquetebol, em femininos, das equipas do União Petro do Bié, actual Sporting Clube Pertróleos, Vitória Atlético e do Dínamo, respectivamente, juntaram-se numa cerimónia concorrida, para recordarem feitos do passado. As antigas lendas esperam, assim, ser homenageadas pelas conquistas obtidas nos idos anos de 80 e 90 do século passado, o XX.

O encontro realizado no sábado, dia 28, no Pavilhão do Sporting Clube do Bié, propiciou o reencontro de antigos craques do futebol e basquetebol da região, que aproveitaram a ocasião para confraternização e lembrar velhas histórias do desporto nestas paragens.

Além de ex-praticantes, juntaram-se à actividade, várias individualidades que estiveram ligadas ao dirigismo desportivo bieno, nas referidas épocas.
Fonte próxima da Direcção da Juventude e Desportos local, confidenciou ao nosso jornal, que a actividade “serviu de ensaio” para a homenagem que se vai realizar na cidade do Cuito, no próximo ano, a ex-praticantes do desporto desta parcela do território nacional.

De acordo com interlocutor do Jornal dos Desportos , quer o emblema leonino bieno, quer a direcção do clube Vitória Atlético, devem homenagear esses ex-atletas, por tudo que fizeram em prol das agremiações e do próprio desporto nessas paragens.

Este actividade foi promovida por grupo de indivíduos naturais, amigos e descendentes do Bié, que prodeceram ainda a oferta de bolas à Direcção do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) local, para o fomento de várias modalidades.

Os naturais, amigos e descendentes do Bié proceder também à oferta de livros às crianças das casas de lares do Cuito, no âmbito desta actividades, que se inseriu também nos festejos de mais um aniversário da província.

FESTAS DA PROVÍNCIA

É importante realçar que as festividades do Bié, neste ano, vão na quarta edição, após ganhar formato provincial em 2013 devido à aproximação de datas de comemorações dos municípios do Cuito, Nharea e do Chinguar.

A capital biena, a cidade do Cuito, com superfície de 4.814 quilómetros quadrados, completa neste dia 31 de Agosto, 91 anos desde a sua elevação à categoria de cidade.

Nharêa, por seu turno foi elevada à categoria de Conselho Administrativo, e a sua sede  de vila através da Reforma Administrativa Ultramarina do então regime colonial a 15 de Agosto de 1965. A região tem uma extensão territorial de 7.560 quilómetros quadrados.

O município do Chinguar, a 75 quilómetros a Sudoeste do Cuito, assinala este ano, 45 anos de existência, após ascender à categoria de Vila, a 8 de Setembro de 1971. 


EX-CRAQUES
Nomes sonantes
marcaram futebol
e basquetebo
l

Tanto o futebol, quanto  o basquetebol bieno, foram marcados nos períodos sucessivos dos anos 80 e 90 do passado século, por jogadores cujos nomes fizeram furores nessas duas modalidades desportivas.

No futebol local, por exemplo, surgiram jovens talentos como Guilherme, Berna, Balsa, Marroquino, Lemos, Balanga e outros, que chegaram a desfilar no campeonato nacional da I Divisão, agora com designação de Girabola Zap.

Estes antigos craques do desporto-rei no Bié espalharam o perfume da sua calasse, em vários campo da urbe e do país, no geral.
No que diz respeito ao basquetebol feminino, em que uma das equipas do Bié chegou a vencer um “nacional” da categoria, pontificavam nomes como das atletas Lay, Licita, Letinha, Chinda, Linda Samel, Judith, entre outras.

HOMENAGEM
Jogos de recreação
marcam a actividade


No quadro da actividade desencadeada no Cuito, promovida por grupo de indivíduos naturais, amigos e descendentes do Bié, e que juntou antigas praticantes do desporto-rei da província, disputou-se ainda uma partida de futebol.
O desafio colocou frente a frente o Misto de antigos atletas do Bié e da Velha Guarda do Cuito, com o resultado a sorrir à segunda equipa, que venceu por 7-4.

Em basquetebol, a equipa de juvenis que na década de 80 venceu o nacional, hoje já com atletas com idade algo avançada, com Lay, Licita, Letinha, Chinda, Linda Samel e Judith, realizaram um jogo de confraternização com o Misto do Sporting do Bié.

Em termos de jogo de recreação não foi, já que antigos praticantes da modalidade de hóquei em patins no Bié evidenciaram também os seus dotes, na quadra de jogos do Pavilhão do Sporting, como forma de passar o testemunho à nova geração de atletas.

O Jornal dos Desportos colheu ainda algumas reacções de ex-jogadores, em relação a actividade promovida pelo grupo de indivíduos naturais, amigos e descendentes do Bié.

Para Domingos Balsa, antigo jogador do Vitória e do Petro -Atlético do Huambo, no sábado  foi um dia memorável, como disse, “permitiu reviver” alguns dos bons tempos por que passou como atleta.

A antiga basquetebolista do Sporting do Bié e da seleccção Nacional, Linda Samuel, considera a realização desta actividade ,“um incentivo para transmitir experiência à nova geração de atletas” que surgem na província.
SVD E JC  | CUITO