Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Executivo reitera apoio ao desporto

28 de Abril, 2016

Complexo da Cidadela Desportiva aquando da visita dos deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional

Fotografia: José Cola

O Executivo angolano continua engajado no apoio ao desporto nacional, apesar das dificuldades económicas e financeiras que afectam o país. As palavras são do secretário de Estado para a política do Desporto, Albino da Conceição.

Ao responder a algumas preocupações apresentadas pelas Federações desportivas no encontro realizado na terça-feira na Galeria do Complexo da Cidadela Desportiva aquando da visita dos deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional, o governante adiantou que o Executivo continua a ter em conta a grande importância e os benefícios deste sector social no país.

"Sei que muitas das preocupações apresentadas são justas e o Executivo sempre demonstrou o seu total engajamento na sua resolução. Existem limitações financeiras que dificultam a implementação de alguns programas, mas nunca descartou das suas responsabilidades em apoiar as Federações no desenvolvimento do desporto nacional”, disse.

Albino da Conceição reforçou que o Chefe do Executivo sempre deu o exemplo da grande importância e a contribuição do desporto no bem-estar da população.
“Por isso, o desporto é e sempre vai ser importante para desenvolvimento do país”, disse e apelou aos dirigentes federativos a fazerem uma introspecção sobre os seus trabalhos e contribuições ao avanço do sector.       

A delegação chefiada pelo deputado Nuno Albino Carnaval percorreu as distintas sedes das Federações desportivas nacionais que teve como objectivo a constatação da organização e condições de trabalho, processos eleitorais, novo quadro legal desportivo, infra-estruturas, treinos e competições.

Quanto às preocupações apresentadas pelas Federações nacionais de Futebol, Andebol, Basquetebol, Ciclismo, Voleibol, Ginástica, Boxe, Judo, Ju -Jitsu, Karaté -dó, Lutas, Ténis, Futsal, Comité Olímpico (COA) e Paralímpico (CPA) direccionadas à natureza orçamental, financeira, legislativo e de infra-estrutura, o legislador prometeu interceder junto do Executivo angolano.

Para além de Albino Carnaval, integraram a comitiva parlamentar os deputados Gustavo da Conceição, Carlos Almeida, José Samuel Tchiwale, Maria José. A 7ª Comissão da Assembleia Nacional é presidida por Irene Alexandra Neto e trata assuntos de saúde, família, juventude, desporto, antigos combatentes e acção social.